Audi A8 ganha versão híbrida plug-in com 490 CV

  • Redação Autoportal
Audi A8 ganha nova versão híbrida plug-in
Nova versão do A8 híbrido plug-in ainda não tem data de chegada ao mercado nacional

A Audi revelou agora o novo A8 híbrido que a marca diz ser tecnologicamente o mais avançado de sempre.

O novo Audi A8 L 60 TFSI E Quattro revela a importância que a marca germânica está a dar à eletrificação e junta-se às versões híbridas plug-in que já conhecemos da marca de Ingolstadt.

Desenvolvido tendo por base a variante longa do A8, este novo A8 L 60 TFSI E Quattro conta com 5 dois motores, um a gasolina e outro elétrico que surge integrado na transmissão.

O bloco a gasolina é um V6 com 3.0 litros que debita 340 CV de potência e um binário de 500 Nm.

Por seu lado o motor elétrico disponibiliza 100 kW de potência e um binário de 350 Nm, sendo alimentado por uma bateria com 14,1 kWh de capacidade, que está colocada no piso do compartimento da bagageira.

Desta forma a potência combinada é de 449 CV de potência e o binário de 700 Nm, números que lhe permitem chegar dos 0 aos 100 km/h em apenas 4,9s e atingir os 250 km/h, limitados eletronicamente.

Em matéria de autonomia em modo 100% elétrico, a Audi revelou que este novo híbrido consegue realizar até 46 km, segundo o ciclo WLTP, em modo elétrico.

Tecnologia é coisa que não falta neste novo Audi A8 L 60 TFSI E Quattro que dispõem de um sistema de travagem regenerativa de forma a que os seus utilizadores possam cobrir grande parte das deslocações diárias de automóvel em modo elétrico.

A versão híbrida plug-in do novo A8 dispõem de dois novos modos de condução: a  ‘EV’ e ‘Híbrido’.

No modo ‘EV’ o Audi A8 funciona apenas em modo elétrico. O motor de combustão é acionado apenas quando o motorista pressiona o pedal do acelerador além de uma resistência específica. O ponto de pressão é variável e com base na energia do acionamento elétrico atualmente disponível.

Já o modo ‘Híbrido’ pode ser utilizado em dois modos de operação: ‘Auto’ e ‘Hold’, no modo ‘Auto’ os dois motores são geridos de forma automática e mediante as solicitações de condução, enquanto no modo ‘Hold’ a carga armazenada na bateria é gerida eletronicamente de forma a ser utilizada mais tarde.

Desta forma, após uma viagem mais longa em que a utilização do A8 é feita de forma convencional, a energia é armazenada para ser utilizada numa viagem urbana subsequente em modo puramente elétrico, sem emissões e quase silenciosa.

O novo Audi A8 L 60 TFSI E Quattro está equipado com um som eletrônico sintético para alertar os peões e ciclistas no trânsito da cidade.

Este novo sistema de alerta acústico do veículo pode ser ouvido claramente até 20 km/h  e desaparece gradualmente à medida que a velocidade aumenta. 

Esteticamente este novo Audi A8 L 60 TFSI é muito idêntico ao seu irmão mais velho, destacando-se a assinatura luminosa semelhante à do Audi e-tron.

No interior o espaço e a imagem luxuosa dos seus acabamentos segue em linha com o que a marca de Ingolstadt já nos habituou nos seus modelos.

A Audi já revelou que já abriu as encomendas para o novo A8 L 60 TFSI quattro, que terá um preços base de 109.000 euros na Alemanha, não sendo ainda conhecida a data de chegara deste novo modelo híbrido plug-in a Portugal, nem o seu preço para o mercado nacional.

  • TEMAS:
  • Audi

  • A8 L 60 TFSI

  • Híbrido

Veja mais