Abarth celebra 70 anos com edição especial do 695

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Abarth 695 com asa ajustável para celebrar os 70 anos
Novo 695 aniversário conta com uma asa ajustável

A Abarth revelou agora a edição especial Abarth 695 que celebra o 70.º Aniversário da marca italiana.

Apresentado durante os Abarth Days, a maior concentração europeia de fãs da marca italiana,  esta edição aniversário presta homenagem ao engenho do seu fundador, Carlo Abarth, que foi o primeiro a perceber o potencial de transformar e fazer evoluir tecnicamente automóveis de produção em série.

 Esta edição especial limitada a 1949 unidades, número que corresponde ao ano de fundação da empresa, é dedicada aos fãs da marca do Escorpião e está equipada com o novo 'Spoiler ad Assetto Variabile', que resulta do trabalho dos engenheiros da Abarth no túnel de vento da FCA em Orbassano (Turim), tendo sido projetado para melhorar a aerodinâmica e é ajustável manualmente

O 'Spoiler ad Assetto Variabile' pode ser ajustado em 12 posições com uma inclinação de 0° a 60°, de forma a aumentar a carga aerodinâmica em até 42 kg a uma velocidade de 200 km/h. Isso proporciona uma excelente dinâmica do veículo e um comportamento mais estável a altas velocidades, especialmente em percursos rápidos de aderência variável.

A aderência aumenta em percursos mistos rápidos, da mesma forma que a estabilidade a alta velocidade é incrementada, de forma a revelar um melhor desempenho.

A aparência do novo Abarth 695 70 ° Aniversário é caraterizada por elementos de estilo icónicos do passado e do presente, como o escape ativo Record Monza para um som verdadeiramente racing, a nova pintura verde Monza 1958 (uma homenagem à cor dos primeiros 500 Abarth que estabeleceram seis recordes internacionais em Monza naquele ano), os muitos detalhes em cinzento Campovolo, incluindo o 'Spoiler ad Assetto Variabile', o kit aerodinâmico da carroçaria, o 'lábio' frontal e traseiro e as capas dos espelhos retrovisores. A mesma cor é usada para os autocolantes Scorpion no capô, enquanto o autocolante quadriculado no tejadilho reforça a estética desportiva.

As jantes de liga leve SuperSport de 17 polegadas e as famosas pinças Brembo, em vermelho brilhante, também são de série. Em concreto, o eficaz sistema de travagem combina travões Brembo com pinças de alumínio de quatro pistões e discos de 305 mm, na frente e de 240 mm na traseira, ambos auto-ventilados.

O mesmo caráter desportivo está patente no habitáculo, onde se encontram novos e exclusivos bancos 'Sabelt Tricolore', especificamente projetados para esta edição especial. O glorioso passado da marca na competição também é evocado pelos emblemas na carroçaria com um estilo de letra antigo e pelo logótipo vintage do Escorpião, consubstanciando uma inconfundível homenagem à herança de uma das marcas italianas mais famosas do mundo.
 

No interior há uma placa numerada para cada uma das 1949 unidades que serão fabricadas, tornando cada 695 70 ° Aniversário uma autêntica peça de colecionador.

Este novo 695 70 está equipado com a motorização mais potente da gama. O motor turbo de 1,4 litros debita 180 cv de potência e um binário de 250 Nm às 3000 rpm, atingindo 225 km/h de velocidade máxima (com o spoiler na posição 0°), depois de acelerar de 0 a 100 km/h em apenas 6,7 segundos.

No interior, destaque para  bancos especiais, rádio digital DAB e navegação no ecrã de sete polegadas e a telemetria Abarth.

Abarth celebra 70 anos com edição especial do 695
  • TEMAS:
  • Abarth

  • Abarth 695

  • Carlo Abarth

Veja mais