Agência americana de segurança rodoviária vai investigar acidentes com Tesla

  • 21 jun, 11:50
Reuters/Economic Times
Tesla AutoPilot sob investigação da NHTSA
Tesla AutoPilot sob investigação da NHTSA

São cerca de 30 acidentes desde 2016 que irão ser estudados pela NHTSA, uma agência de segurança rodoviária norte-americana, envolvendo os veículos da empresa de Elon Musk

A NHTSA, a agência americana que tem a responsabilidade pela segurança nas estradas divulgou na passada semana à Reuters uma lista de acidentes envolvendo Tesla que estão sob investigação.

São cerca de 30 acidentes, desde 2016, dos quais resultaram 10 mortos e que a Unidade Especial de Investigação de Acidentes, da NHTSA, irá agora analisar, com particular foco na análise de possíveis causa-efeito com utilização de sistemas de condução semi-autónoma.

PUB
Um dos mais mediáticos acidentes ocorreu já este ano

A agência já tinha avançado há dois meses que estaria a investigar estes acidentes, mas não tinha detalhado se existiria ou não alguma relação com alegadas informações sobre a ativação do Tesla Autopilot no momento dos mesmos.

Em março Elon Musk anunciou que iria aumentar os veículos com condução autónoma

Este assistente de condução tem sido criticado por vários especialistas em segurança, e também em alguma imprensa americana por, alegadamente, estar a ser abusivamente utilizado por alguns condutores.

PUB
Sabia que a Tesla retirou o Tesla Vision nos EUA ?

O Economic Times revela ainda que destes 30 acidentes envolvendo Tesla, em três houve de facto confirmação de que o sistema AutoPilot estaria ativo, existindo inclusive um destes acidentes, mais recente, que as autoridades possuem fortes suspeitas que o condutor não estaria sequer no lugar dele no momento do acidente.

Tesla em condução autónoma (Fotomontagem)

Até ao final da 6ª feira passada a Reuters tinha solicitado um comentário à Tesla sobre esta anunciada investigação, mas até ao momento em que escrevemos este artigo ainda não houve qualquer resposta.

PUB
Na Alemanha a pressão à Tesla é outra

A agência noticiosa mencionou ainda em comunicado de imprensa que teve acesso a uma folha de Excel onde a NHTSA teria já desde março de 2021 aberto 8 processos de investigação a acidentes envolvendo Tesla e alegada utilização deste sistema de apoio à condução.

Uma investigação a acompanhar.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Vídeo: Jay Leno tenta bater recorde de 1/4 milha em Tesla Model S Plaid

Vídeo: Já abriram os túneis Tesla de Elon Musk em Las Vegas

Vídeo: dona furiosa de Tesla protesta em cima de carro em pleno Salão de Xangai

Elon Musk desiste da produção do Tesla Model S com 840 km de autonomia

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS