Veículos Volvo vão travar condutores distraídos e sob influência de substâncias

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Volvo revela sistema de monitorização do condutor
Sistema de câmaras vai monitorizar os condutores

A Volvo anunciou a implementação de um sistema de prevenção de acidentes que monitorizará os condutores com câmaras para travar as distrações ao volante ou a condução sob o efeito de substâncias intoxicantes – como o são o álcool ou os estupefacientes para quem está ao volante.

Tidos pela Volvo como duas causas de acidentes na linha de prioridades a combater na área da segurança, a marca sueca quer instalar nos seu veículos um sistema de câmaras e de outros sensores que monitorizem o condutor e permitam a intervenção se a pessoa ao volante der sinais de estar distraída ou intoxicada e não responder a avisos colocando-se em risco de causar um acidente.

A deteção durante algum tempos da falta de movimentos da direção, de condutores com os olhos fechados ou desviados da estrada, bem como o oscilar entre faixas ou reações excessivamente lentas farão acionar o sistema.

Após a deteção de um condutor de um veículo Volvo naquelas condições, a intervenção preventiva irá desde a redução da velocidade com alerta para o serviço de assistência «Volvo on Call» até à paragem e estacionamento do veículo.

A Volvo vai introduzir câmaras em todos os seus modelos com a nova geração da plataforma SPA2 nos meados de 2020 não revelando ainda quantas e onde serão posicionadas as câmaras.

Este sistema de travagem dos acidentes devido a distrações ou sob influência de substâncias tóxicas junta-se às medidas para evitar a terceira grande causa de sinistros avaliada pela marca sueca, que é o excesso de velocidade.

A Volvo já tinha anunciado que a partir de 2020 vai limitar a velocidade dos seus veículos aos 180 km/h e revelou também nesta semana a nova Care Key para 2021, chave que permitirá ao dono do veículo definir a velocidade a que este circulará independentemente de quem o conduza.

  • TEMAS:
  • Volvo

  • Acidentes

  • Sistema cãmaras

Veja mais