Novidades

Valkyrie AMR Pro é a versão mais radical do hipercarro da Aston Martin

Edição limitada promete performance semelhante a um F1
Texto

A Aston Martin revelou uma nova versão do Valkyrie que radicaliza o hipercarro da marca britânica para um patamar em que não há limites... quer de estrada quer de pista. O Aston Martin Valkyrie foi desenhado para ser capaz de fazer uma volta ao circuito das 24 Horas de Le Mans em 3 minutos e 20 segundos.

A base é mesmo o Valkyrie de corrida concebido em conjunto por Aston Martin, Adrian Newey, Red Bull Advanced Technologies (RBAT) e Multimatic para atacar no futuro a vitória em Le Mans na nova categoria Hypercar do Mundial de Resistência (WEC). Este novo AMR Pro parte do chassi, da aerodinâmica e do desenvolvimento do motor otimizados para a competição para exponenciar essas capacidades para lá dos constrangimentos dos regulamentos competitivos.

Vídeo: Max Verstappen testa o Aston Martin Valkyrie

O chassi é desde logo único elevando as dimensões do carro. A distância entre eixos cresce 380 mm alargando 96 mm à frente e 115 mm atrás. O pack aerodinâmico específico aumenta o comprimento em 226 mm e o trabalho de condução do fluxo de ar permite gerar níveis de downforce (pressão aerodinâmica) que deixam o Valkyrie AMR Pro capaz de atingir uma aceleração superior a 3G.

A redução de peso é um dos conceitos desta versão ‘cingindo-se’ ao motor Cosworth de 6,5 litros atmosférico com 1.000 cv de potência dispensando o sistema híbrido e as suas baterias e introduzindo vários elementos em fibra de carbono, como na carroçaria ou na suspensão, e em acrílico perspex, como o para-brisas ou as janelas.

A Aston Martin guarda mais revelações sobre as especificações do AMR Pro para mais tarde, mas promete desse já uma performance semelhante a um carro de Fórmula 1 e capaz de competir desde já com os atuais LMP1 do WEC com os tais 3m30s no traçado de Le Mans. A produção será limitada a 40 carros, mais dois protótipos, todos com volante à direita.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente