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Nova Honda Africa Twin chega mais potente e com estilo agressivo

CRF1100L Africa Twin ganha duas novas versões
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A Honda fez regressar uma das suas maiores lendas, ao apresentar agora a sua nova CRF1100L Africa Twin de 2020, que vem substituir o modelo de 2016.

Com um design marcante, mais potência e maior agilidade, a Africa Twin ganha novos argumentos apesar de não esquecer toda a essência e o espírito que tornaram a Africa Twin original um dos modelos mais populares da marca nipónica.

A nova CRF1100L Africa Twin surge como uma vocação renovada para a condução fora-de-estrada que recupera o "look" basilar – e a sensibilidade – de uma verdadeira moto de rally.

Mais pequena, mais esguia e 5 kg mais leve, este modelo oferece agora performances ainda mais fortes, graças às alterações introduzidas no motor que é capaz de produzir 7% mais de potência, mais 6% de binário e está muito mais forte em toda a faixa de média rotação, num modelo que está homologado segundo a norma EURO5.

 O novo modelo da Africa Twin surge com um quadro totalmente revisto e dotado de um sub-quadro aparafusado em alumínio. Também o braço oscilante é em alumínio e tem por base a unidade que equipa a CRF450R de motocross.

O conhecido motor bicilíndrico paralelo SOHC de 8 válvulas da Africa Twin permanece inalterada, mas passou a contar com uma cilindrada de 1.084 cm³, face aos anteriores 998 cm³. Como resultado, a potência de pico passa de 70 para 75 kW às 7.500 rpm e o pico de binário subiu de 99 para 105 N·m às 6.250 rpm.

O motor de caixa manual está agora 2,5 kg mais leve (66,4 kg) do que o design anterior, enquanto o motor da versão DCT ficou 2,2 kg mais leve, com 74,9 kg.

Em 2018, o motor da Africa Twin contava com os benefícios do acelerador eletrónico (TBW – Throttle By Wire); esta inclusão veio permitir uma gestão muito mais apurada da potência e do caráter do motor, bem como alargar a aplicação do sistema HSTC de controlo de tração selecionável à roda traseira. No entanto o novo modelo dispoem de uma Unidade de Medição de Inércia (IMU) de seis eixos que controla não apenas os 7 níveis do sistema HSTC, mas também (novidade para 2020) os 3 níveis da função anti-cavalinho, o ABS em curva (com configuração off-road), o controlo de elevação da roda traseira e a deteção de curvas da versão com caixa DCT.

Aos modos de condução já conhecidos, Urban, Tour e Gravel, a Honda juntou agora o modo Off- Road.

Em matéria de suspensões a nova Africa Twin está dotada de uma forquilha dianteira invertida Showa de cartucho com 45 mm de diâmetro, que oferece um curso de 230 mm para ansorção dos ressaltos.

O amortecimento em extensão e compressão é totalmente ajustável. As mesas de direção (ambas em alumínio, fundido em cima e forjado em baixo) – a que se junta um veio de direção oco também em alumínio – ‘abraçam’ as colunas da forquilha através de dois parafusos em cada mesa.

 Já o amortecedor traseiro da Showa, foi igualmente revisto,  conta com um curso de 220 mm e possui um cilindro de 46 mm e um reservatório. A pré-carga da mola pode ser ajustada através de um comando no corpo do amortecedor; o amortecimento em extensão e em compressão também é totalmente ajustável.

Concebida para oferecer um controlo completo da posição de condução, a nova CRF1100L Africa Twin possui um banco mais esguio e um guiador em posição mais alta. O ecrã TFT a cores de 6,5 polegadas é sensível ao toque e oferece uma ligação direta aos diversos sistemas da moto e possui conectividade Apple CarPlay e Bluetooth. As luzes DRL de condução diurna com dois LEDs aumentam a visibilidade da moto, melhorando a segurança e o sistema de controlo da velocidade de cruzeiro é equipamento de série.

O para-brisas fixo é bastante mais curto do que aquele que equipava o modelo anterior, permitindo assim uma melhor visibilidade da estrada.

A seção traseira é mais esguia e o próprio banco é 40 mm mais estreito, para que o condutor chegue melhor com os pés ao chão.

Para alem da CRF1100L Africa Twin, a Honda revelou ainda a Africa Twin Aventure Sports, que partilha o quadro, o motor e a posição de condução com a CRF1100L Africa Twin de vocação off-road, mas mais pensada para as viagens de longo curso.

Para isso este modelo mais da Africa Twin conta com um depósito de combustível maior com 24,8 L de capacidade, maior proteção contra o vento (tanto da carenagem, como dos painéis laterais), um para-brisas com regulação em altura, uma grande proteção para o cárter do motor, um porta-bagagens traseiro em alumínio e de rodas e pneus tubeless (sem câmaras-de-ar). O carregador ACC e os punhos aquecidos também são de série.

 

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