Novidades

Saietta desenvolve motores elétricos para veículos compactos

Saietta desenvolve gama de motores elétricos focada nos veículos compactos que são mais usados nas maiores cidades do planeta
Texto
Saietta
Saietta

O Grupo Saietta tem estado focado em desenvolver soluções de mobilidade na área da propulsão e especialmente numa área mais focada em meios de transporte mais compactos como veículos ligeiros de duas, três ou quatro rodas, tais como scooters, motociclos, bicicletas e até riquexós ou microcarros. Afinal, são estes que a maioria das pessoas costumam utilizar nas cidades mais habitadas do planeta, como Jacarta, Mumbai, Xangai ou Cairo.

A sua solução mais recente é conhecida pela sigla AFT, que se traduz por Axial Flux Technology e é um pequeno motor elétrico, claro, muito leve e compacto, que pode ser facilmente adaptado a diversas das soluções de mobilidade já mencionadas.

Enquanto a maioria dos construtores está a investir na descarbonização e no desenvolvimento de novos veículos elétricos, a Saietta está mais direcionada na procura de soluções de mobilidade elétrica mais acessível e que necessitam de uma rápida adoção generalizada, comentando que este é um passo essencial para cidades de poluição mais elevada, como algumas da Ásia, por exemplo.

É nestas cidades que a forma de transporte mais comum está justamente a cargo de veículos mais compactos, usados diariamente por milhões de pessoas, pelo que a substituição dos seus motores de combustão por uma solução elétrica será de elevada importância, desde que esta seja, obviamente, viável do ponto de vista económico.

E é aqui que entra o seu AFT, disponível em duas versões, e concebido para oferecer um nível de eficiência elevada, mas também uma fiabilidade e rentabilidade elevadas, ao mesmo tempo que reduzem para zero as emissões poluentes. Por serem opções de tamanho mais compacto, as suas necessidades energéticas também requerem baterias de menor capacidade, fazendo com que o seu custo não seja tão elevado.

O desempenho dos motores AFT caracteriza-se por uma elevada dose de binário, pouco habitual para as opções de combustão com o mesmo tamanho e requerem apenas um pequeno sistema de arrefecimento a água. A sua produção foi desenvolvida para ser o mais automatizada possível, também com o objetivo de reduzir os custos, sendo que tudo isto acaba por fazer com que o seu preço final seja mais acessível.

Os motores AFT já têm sido testados pela Saietta em diversos tipos de veículos compactos e não se têm saído nada mal no percurso de cerca de 20 milhas nas estradas em torno das instalações da empresa, em Oxfordshire, no Reino Unido.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos