Novidades

Alfa Romeo Giulia GTA: o regresso da lenda com 540 cv

Marca italiana vai produzir uma edição limitada de 500 unidades do GTA e do GTAm
Texto

A Alfa Romeo revelou esta segunda-feira o regresso de uma das suas lendas. Trata-se do Giulia GTA, um dos seus modelos mais emblemáticos.

No ano em que comemora os seus 110 anos de vida, a marca italiana aposta em duas versões do conhecido modelo, o Giulia GTA com quatro lugares e o Giulia GTAm com dois lugares e projetado a pensar nas corridas.

Os dois modelos contam com um motor a gasolina V6 Bi-Turbo de 2,9 litros capaz de debitar 540 cv de potência.

No Giulia GTA, os engenheiros da Alfa Romeo trabalharam para melhorar a aerodinâmica e o manobrabilidade, mas principalmente para reduzir o peso. 

A aerodinâmica ativa foi estudada especificamente para aumentar a força descendente e para isso os técnicos da marca recorreram a soluções testadas e desenvolvidas na Fórmula 1.

O sistema de escape central Akrapovič em titânio, integrado no difusor traseiro em fibra de carbono, também é novo, assim como as jantes específicas de 20 polegadas com perno central, pela primeira vez montadas numa berlina.

O comportamento dinâmico foi melhorado, alargando os eixos dianteiro e traseiro em 50 mm e desenvolvendo um novo conjunto de molas, amortecedores e apoios dos sistemas de suspensão.

Já no GTAm, a aerodinâmica foi otimizada ao máximo com a adição de um splitter dianteiro maior e com uma real asa traseira em fibra de carbono, assegurando maior carga, perfeitamente equilibrada, a alta velocidade.

Em termos de performances, o motor Alfa Romeo 2.9 V6 Bi-Turbo, construído inteiramente em alumínio e capaz de debitar nada menos que 510 cv em configuração standard, chega, no Giulia GTA, a uma potência de 540 cv, graças ao desenvolvimento realizado pelos engenheiros das marca.

Em matéria de aceleração o Giulia GTAm acelera de 0 a 100 km/h em 3,6s, beneficiando do sistema 'Launch Control'.

No interior deste novo desportivo existem há vários pormenores que se destacam, entre os quais os revestimentos são 100% em Alcantara no tabliê, nos painéis das portas, no porta-luvas, nos pilares laterais e na zona central dos bancos. Encontramos uma ainda mais vasta utilização de Alcantara na versão GTAm, já que os bancos traseiros foram removidos, dando lugar a um “recipiente” completamente forrado, com moldes específicos projetados para albergar capacetes e extintor de incêndio.

No novo GTAm, o interior difere ligeiramente já que dispõe de 'roll bar', mas não de painéis nas portas nem de bancos traseiros, e a abertura das portas é feita com correia em vez de puxador, mais um elemento típico do mundo da competição.

Já  o GTA oferece quatro lugares e não dispõe de roll bar traseiro e o spoiler e o difusor foram otimizados para utilização diária em estrada, enquanto os painéis das portas, os bancos e os vidros são iguais ao do Giulia Quadrifoglio.

A Alfa Romeo já fez saber que vai produzir apenas 500 unidades do Giulia GTA e da sua versão radical, o Giulia GTAm.

Apesar de não revelar o preço destes novos desportivos, a Ala Romeo revelou ainda que todas as unidades vão ser numeradas e certificadas e os seus proprietários vão receber um kit de boas-vindas personalizado que inclui um capacete Bell com decoração especial GTA, um conjunto de competição completo da Alpinestars (fato, luvas e sapatos) e uma capa personalizada Goodwool para proteger o próprio GTA ou GTAm.

Além de outros equipamentos para verdadeiros entusiastas, a experiência de cliente Alfa Romeo também inclui um curso específico de condução preparado pela Alfa Romeo Driving Academy.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente