Ford e Volkswagen oficializam aliança global

  • Redação Autoportal
Jim Hackett e Herbert Diess (Reuters)
Jim Hackett e Herbert Diess (Reuters)

Gigantes automóveis fazem parceria para o mercado global

A Volkswagen AG e a Ford Motor Company anunciaram nesta terça-feira, no Salão de Detroit (EUA), os primeiros acordos formais para uma “larga aliança” que potencia as fabricantes automóveis para o “melhor serviço dos clientes numa era de rápida mudança na indústria”.

O acordo foi oficializado pelo CEO da VW, Herbert Diess, e pelo seu homólogo da Ford, Jim Hackett, anunciando a intenção de desenvolverem veículos comerciais e pick-ups de gama média para o mercado global a partir de 2022.

A Ford estará em campo com a família Transit nos comerciais e a pick-up Ranger, enquanto a Vokswagen tem a Transporte e o Caddy nos comerciais e a pick-up Amarok.

“Ao longo do tempo, esta aliança ajudará ambas as companhias a criarem valor indo ao encontro dos nossos clientes e da nossa sociedade. Não só melhorará a eficiência e judará a melhorar as duas empresas, mas dá também a oportunidade de colaborar na formação da nova era da mobilidade”, afirmou Jim Hackett.

“A Volkswagen e a Ford vão aproveitar os recursos coletivos, as capacidades de inovação e as posições complementares de mercado para servir ainda melhor milhões de clientes em todo o mundo. Ao mesmo tempo, a aliança será um marco para melhorarmos a competitividade”, referiu Diess.

Esta aliança – liderada pelos dois CEO das fabricantes, com Diess e Hackett a gerirem uma comissão que incluirá mais executivos de ambas as partes – é feita a vários níveis e permitirá às empresas “partilhar investimentos” na conceção de veículos com diferentes capacidades e tecnologias.

A Ford fabricará pick-ups de gama média para as duas marcas (esperadas em 2022) bem como comerciais maiores para os clientes europeus. A VW desenvolverá um comercial para a cidade.

Os dois gigantes automóveis assinaram ainda um memorando de entendimento para uma colaboração na investigação dos veículos autónomos, serviços de mobilidade e veículos elétricos considerando ainda outros programas.

  • TEMAS:
  • Volkswagen

  • Ford

  • Aliança Ford VW

Veja mais