Novidades

Alpina revela o B8 Gran Coupé: um BMW M850i com 621 cv

Novo modelo da Alpina é capaz de atingir os 324 km/h
Texto

O preparador germânico, Alpina Automobilies, continua a surpreender e depois de ter apresentado o XB7, uma versão musculada do SUV X7 da BMW, virou agora as suas atenções para o BMW M850i Gran Coupé.

A Alpina agarrou no conhecido modelo da marca de Munique e desenvolveu uma versão ainda mais dinâmica, que recebeu a designação de B8 Gran Coupé.

Esta versão especial da Alpina é uma interpretação luxuosa do M850i, com detalhes exclusivos em que se desataca no exterior uma carroçaria que surge com um verde metalizado específico do preparador germânico, um pára-choques dotado de entradas de ar laterais generosas que foram redesenhadas e um pequeno spoiler que ostenta a assinatura Alpina.

Já na traseira, o destaque é o um sistema de escape que está dotado de quatro ponteiras redondas.

O B8 Gran Coupé está equipado com o mesmo bloco que o BMW M850i Gran Coupé, um V8 de 4.4 litros biturbo, que sofreu algumas alterações, nomeadamente a instalação de novos pistões, coletor de admissão bem como de escape, dois turbocompressores de maior dimensão, para além de uma nova unidade de controlo do motor que conta com um novo mapa de injeção.

Estas alterações permitem ao B8 Gran Coupé debitar 621 cv de potência, um binário máximo de 800 Nm, números que ajudam este modelo a acelerar dos 0 aos 100 km/h em 3,4s e alcançar uma velocidade máxima de 324 km/h.

O novo B8 Gran Coupé conta com uma caixa de automática de oito velocidades Steptronic, que segundo a Alpina funciona de forma mais suave e direta, convertendo a alta potência do motor num excelente desempenho de condução.

Para além disso a Alpina introduziu melhorias no sistema de tração integral xDrive, para além de dotar o B8 Gran Coupe de um novo diferencial traseiro de deslizamento limitado e um sistema de quatro rodas direcionais que permite virar as rodas traseiras até 2,3 graus no mesmo sentido das rodas do eixo dianteiro a alta velocidade, e no sentido oposto a baixa velocidade.

O B8 Gran Coupé está equipado com jantes de 20 polegadas e um sistema de travagem da Brembo com pinças de quatro êmbolos e discos perfurados de 395 mm na dianteira e 398 mm no eixo traseiro.

No interior, nada foi deixado ao acaso e Alpina dotou o B8 Gran Coupé de novos revestimentos em couro, soleiras das portas iluminadas, bem como o comando do iDrive em cristal Alpina com o logótipo do preparador germânico gravado a laser, para além de bancos e volante desportivo com aquecimento e um painel de instrumentos com grafismo específico.

A Alpina já fez saber que o novo B8 Gran Coupé tem um preço que arranca nos 161.200 euros na Alemanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano