Novidades

Já sabe o que vai mudar nas inspeções automóveis?

Alterações nas inspeções entram em vigor a 1 de novembro
Texto
Emissões de gases
Emissões de gases

O Instituto da Mobilidade e dos Transportes (IMT) anunciou alterações no quadro de classificação das deficiências técnicas nas inspeções dos veículos automóveis.

O IMT explica que estas alterações decorrem de uma Deliberação para harmonização entre todos os estados membros da União Europeia da “definição e atribuição do grau às observações e verificações efetuadas nas inspeções técnicas a veículos automóveis”.

As “principais alterações” são nas inspeções automóveis prendem-se com:

-Desdobramento de todas as deficiências detalhando a sua definição para que as mesmas sejam comparáveis entre inspeções realizadas por diferentes inspetores e para que sejam perfeitamente entendíveis pelos proprietários dos veículos inspecionados;

-Introdução de anexo específico para deficiências relacionadas com veículos Híbridos e Elétricos;

-Introdução de deficiências específicas de veículos de transporte de crianças e de transporte de deficientes;

-Introdução de deficiências relacionadas com sistemas EPS (Direção Assistida Eletrónica), EBS (Sistema de Travagem Eletrónico) e ESC (Controlo Eletrónico de Estabilidade);

-Definição de novos valores máximos de opacidade de acordo com a Diretiva.

O IMT acrescenta que foram ainda introduzidas dois novos tipos de deficiências:

-O controlo de alteração do nº de quilómetros entre inspeções no sentido de precaver eventuais fraudes de manipulação dos conta-quilómetros nos atos de transações de veículos usados. Ou seja, será anotada esta informação na ficha de inspeção que se manterá como informação obrigatória nas inspeções subsequentes.

-Controlo das necessárias operações de Recall quando estão envolvidas questões de segurança e aspetos relativos à proteção do ambiente.

Estas alterações entram em vigor no dia 1 de novembro deste ano de 2020 para que os centros de inspeção possam ter tempo de se adaptar à nova Deliberação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano