Novidades

Way to Zero: a Volkswagen revela os planos para atingir neutralidade carbónica

A Volkswagen prepara um pacote de 14 mil milhões de euros para investir na mobilidade sustentável, descarbonização da produção e do produto.
Texto

A ambição com o cumprimento das metas e prazos de redução de emissão de gases CO2, é agora uma evidência por parte da Volkswagen.

Na convenção Way to Zero, a marca alemã revelou um investimento de 14 mil milhões de euros para aplicar em todo o conceito de descarbonização, desde a produção nas fábricas, a própria produção de energia limpa ou verde e a aposta nos automóveis de emissões zero.

A meta apresentada revela a meta de redução de 40 por cento de emissões por veículo novo produzido para toda a Europa em 2030 face aos valores de 2018. Este objetivo enquadra-se na estratégia “accelerate” que tem como missão acelerar a introdução de medidas que visam eletrificar a atual gama ou apresentar modelos novos completamente eletrificados.

“Volkswagen significa mobilidade sustentável para todos - desde a produção, passando pela vida útil, até à reciclagem.” - referiu Ralf Brandstätter, CEO Volkswagen

A respeito da produção de energia verde, a multinacional pretende assumir-se como a primeira fabricante de automóveis a apoiar a construção massiva de centrais solares e parques eólicos (energias renováveis) na Europa e na América.

A marca alemã e a empresa de energia RWE já assinaram os contratos para as primeiras iniciativas e até ao final de 2021 prevê-se o término da construção de painéis fotovoltaicos, com um total de capacidade de 170 milhões de quilowatts-hora por ano. Esta solução ecológica é o maior projeto independente da Alemanha.

Até 2025 está previsto que estes projetos consigam gerar cerca de sete terawatts-hora, em eletricidade verde adicional.

A Volkswagen quer melhorar a pegada ecológica, e por esta razão, vai investir na quantidade de eletricidade renovável e na construção de veículos de forma simultânea.

 

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal