Edição especial do 911 Targa comemora os 50 anos da Porsche Design

  • Redação Autoportal
  • 24 jan, 16:00
Porsche 911 Targa 4 GTS e 911 S 2.4 Targa
Porsche 911 Targa 4 GTS e 911 S 2.4 Targa

A Porsche Design está a completar cinco décadas de existência e a Porsche AG decidiu organizar uma homenagem muito especial

Com o objetivo de homenagear a Porsche Design pelo seu 50º aniversário, a Porsche AG juntou um 911 S 2.4 Targa de 1972 (o ano de fundação da Porsche Design), recentemente restaurado pela Porsche Classic, com uma nova versão do 911 Targa 4 GTS designada por Edition 50 Years Porsche Design.

As inúmeras semelhanças visuais que partilham um com o outro, no entanto, não são uma mera coincidência, uma vez que ambos foram inspirados no esquema de cores do Chronograph I, o relógio desenhado pelo Professor Ferdinand Alexander Porsche em 1972 e que simboliza o nascimento da Porsche Design.

PUB

O novo Porsche 911 Edition 50 Years Porsche Design terá uma produção limitada de apenas 750 unidades, todas elas usando um Targa 4 GTS como base. O seu visual é inspirado nas diversas criações de F. A. Porsche e bem visível em elementos como o relógio Porsche Design Subsecond, que está incluído no pacote Sport Chrono fornecido de série nesta versão, mas também na decoração da zona central dos assentos, com um padrão clássico axadrezado em Sport-Tex.

PUB

O tom mais predominante da carroçaria é o clássico preto dos modelos de outros tempos - cor que faz sobressair da melhor forma a barra da versão Targa, por cima do habitáculo, que tem um novo tom Platinum acetinado e precisamente o mesmo tom que também encontramos nas listas laterais da zona inferior das portas e que contribuem para o visual mais clássico desta versão. Na secção traseira, para distinguir estas 750 unidades, está um logo exclusivo “Porsche Design 50th Anniversary” que inclui a assinatura de F.A. Porsche.

PUB

O modelo mais antigo, de 1972, é um projeto em que a Porsche Classic tem vindo a trabalhar nos últimos dois anos, já com o objetivo de o ter pronto para este momento. O modelo que serviu de base a este projeto estava longe de se encontrar nas melhores condições, o que tornou o projeto ainda mais desafiante. Mas, na realidade, isso até acabou por dar uma ajuda, uma vez que a Porsche Classic já tinha bem definidas as modificações que pretendia efetuar.

O objetivo dos mestres da Porsche Classic era fazer renascer a versão S do 911 Targa de 1972, que representava o topo da oferta nesse ano. Para isso, foi necessário efetuar algumas alterações ao chassi e ao motor de 2.341 cc, com injeção mecânica e que já oferecia 190 cavalos de potência às 6.500 rpm.

PUB

Nas palavras de Ulrike Lutz, “a visão era produzir uma contraproposta histórica para o novo 911 Edition 50 Years Porsche Design”. “Com o apoio do novo programa Sonderwunsch (‘desejos especiais’), tivemos a possibilidade de implementar a ideia de um par de veículos único. O trabalho dos designers e restauradores passou por transferir cuidadosamente as especificações do novo veículo para o clássico”, explicou o diretor da Porsche Classic.

Em paralelo com a apresentação destes dois modelos do 911, a Porsche Design também lançou uma edição limitada de 500 unidades do seu Cronograph 1 inspirada no modelo original de 1972 e diversos outros artigos das suas coleções de lifestyle inspiradas nas comemorações do seu 50º aniversário. Entre eles, é possível encontrar peças de calçado, vestuário, bagagem, acessórios e até novos modelos nas suas gamas de óculos.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Porsche lança o elétrico Taycan Sport Turismo: cinco versões a partir dos 90 mil euros

Porsche lança edição Platinum do Cayenne: saiba os preços

Porsche associa-se ao ténis português no Estoril Open

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS