Nissan introduz o e-4orce: dois motores e quatro rodas motrizes

  • Redação Autoportal
Nissan desenlvove o sistema e-4orce
Novo sistema para os veículos elétricos melhora a entrega da potência e o comportamento na condução

A Nissan revelou o desenvolvimento de um novo sistema de quatro rodas motrizes e dois motores para os seus veículos elétricos. Designada e-4orce, esta tecnologia disponibiliza o binário de forma imediata a “todas as quatro rodas” melhorando o equilíbrio e garantindo toda a potência disponível na esteira de um carro desportivo.

O ‘e’ do nome remete para a exclusividade da aplicação desta tecnologia a veículos elétricos e o ‘4orce’ – lido no inglês ‘force’ (‘força’) – evoca o poder físico e a energia, com o ‘4’ a representar a tração integral.

“Esta tecnologia permite um excelente comportamento em curva e tração em superfícies escorregadias e conforto para todos os passageiros”, afirma o vice-presidente da Nissan para a investigação e engenharia avançada, Takao Asami.

Desenvolvido especialmente para gerir a potência de um veículo elétrico e a estabilidade em travagem, a travagem regenerativa é feita por ambos os motores à frente e atrás minimizando também o impacto das irregularidades do piso pelo controlo otimizado dos motores na aceleração.

O crossover elétrico Ariya foi o concept escolhido pela Nissan na CES de Las Vegas para revelar a tecnologia e-4orce trabalhada num Nissan Leaf – como mostram as imagens da galeria de fotografias.

  • TEMAS:
  • Nissan

  • E-4orce

  • Ariya

Veja mais