Novidades

Covid-19: setor automóvel pede ao Governo plano de apoio específico

Associações do setor querem um plano especifico de apoio devido ao Covid-19
Texto
Volkswagen Autoeuropa
Volkswagen Autoeuropa

As associações do setor automóvel concordam com as medidas já tomadas pelo Governo, mas apelam à criação de “um plano de apoio específico para as empresas” desta área.

Em comunicado divulgado nesta quarta-feira e veiculado pela agência Lusa, a Associação Automóvel de Portugal (ACAP), Associação de Fabricantes para a Indústria Automóvel (AFIA), Associação Nacional das Empresas do Comércio e da Reparação Automóvel (ANECRA) e Associação Nacional do Ramo Automóvel (ARAN) dizem acreditar que a crise gerada pela pandemia de Covid-19 “irá ter os efeitos de uma guerra devastadora, com especial impacto” na economia.

Por isso, a as associações “vêm alertar para a necessidade de, além das medidas já tomadas pelo Governo, ser criado um plano específico de apoio ao setor automóvel”.

As organizações acreditam que estas medidas “permitirão às empresas, não só atenuar esta crise", mas também "manter a sua competitividade, após este período, logo que se verifique a retoma gradual da economia”.

Entre outras medidas as associações querem “um plano de incentivo ao abate de veículos em fim de vida, com o objetivo de renovar o parque automóvel e permitir às empresas uma saída gradual da crise”.

Além disso, “com a possível declaração do estado de emergência, pedimos que a atividade de prestação de serviços através de veículos de pronto-socorro e o setor de assistência e reparação automóvel sejam considerados setores essenciais, dado que são imprescindíveis para a manutenção da segurança dos cidadãos”.

As associações recordam que “o setor automóvel representa 19% do PIB, 25% das exportações de bens transacionáveis e emprega, diretamente, cerca de duzentas mil pessoas”, sendo que as empresas têm um peso de 21% nas receitas fiscais do Estado.

Recorde-se que esta semana, a Autoeuropa anunciou a suspensão de todos os turnos de produção de automóveis na fábrica de Palmela até ao dia 29 de março, a PSA anunciou o encerramento da unidade de Mangualde, a Renault comunicou o fecho da sua fábrica de Cacia e em Ovar a fábrica da Toyota Caetano Portugal parou com a produção do Land Cruiser 70, no dia 16 de março por um período previsto de 2 semanas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente