Novidades

Software République é a nova aliança estratégica da Renault

Marca francesa uniu esforços com mais cinco empresas para a criar a mobilidade inteligente e sustentável do futuro
Texto
Software République
Software République

A Renault anunciou esta sexta-feira uma aliança com a Atos, Dassault Systèmes, STMicroelectronics e Thales, para a criação da Software République, um novo ecossistema para inovação para a mobilidade inteligente e sustentável do futuro.

“Queremos ser uma empresa tecnológica que faz carros e não um fabricante de carros que integra tecnologia”, revelou Luca de Meo, CEO da Renault, no início da apresentação da nova plataforma.

A união de esforços destas empresas, com experiências complementares, tem como objetivo desenvolver e comercializar sistemas e software para fornecer uma oferta de mobilidade enriquecida e sustentável para cidades, regiões, empresas e cidadãos.

No entanto, os responsáveis das empresas envolvidas na fundação da Software République, deixaram claro que a nova plataforma pretende ser um ecossistema aberto de desenvolvimento e, por isso, disposto a aceitar participação futura de outras empresas e de outro tipo de instituições.

Inteligência artificial, segurança cibernética, conectividade e tecnologia virtual dupla, são algumas das áreas a desenvolver pela Software République.

Assim, para desenvolver e comercializar em conjunto sistemas de mobilidade inteligente, que permitam a implementação de uma oferta de mobilidade adaptada e ágil, foram identificadas três áreas principais de cooperação:

Sistemas inteligentes para facilitar a conectividade segura entre o veículo e seu ambiente digital e físico. Sistemas de simulação e gestão de dados para otimizar fluxos de territórios e empresas, bem como a criação de um ecossistema de energia para simplificar a experiência de carregamento.

Desta forma, um dos objetivos concretos dos fundadores da Software République é desenvolver um sistema de carregamento de veículos elétricos universal e automático, em que o utilizador tem apenas que ligar o cabo ao ponto de carga, e automaticamente, o sistema reconhece e executa o carregamento, sem que seja necessário mais nenhum tipo de ação do utilizador.

"Na nova cadeia de valor da mobilidade, os sistemas de inteligência são a nova força motriz, onde se concentram todas as pesquisas e investimentos. Diante deste desafio tecnológico, optamos por jogar coletivamente e abertamente. Não haverá centro de gravidade, o valor de cada um será multiplicado por outros. A experiência combinada vai permitir desenvolver soluções exclusivas e de ponta para reduzir as emissões poluentes e contribuir para uma mobilidade responsável na Europa", sublinhou Luca de Meo

Para fomentar a inovação, a Software République vai ciar um fundo de investimento para financiar as start-ups mais promissoras e uma incubadora para hospedar start-ups na área de tecnologias de mobilidade inteligente, onde terão acesso a um desenvolvimento virtual colaborativo e ambiente de experimentação.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal