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AI:Trail quattro é o Audi elétrico todo-o-terreno

Veículo integrante do futuro em marcha da marca de Ingolstadt
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Audi AI:Trail quattro
Audi AI:Trail quattro

A Audi levou o AI:Trail quattro ao Salão de Frankfurt, o quarto membro da família futurista da marca de Ingolstadt que se apresenta com um veículo ‘off-road’ totalmente elétrico e com uma capacidade de condução autónoma quase integral.

O nome ‘Trail’ remete para a exploração da natureza, por isso, não há no interior grandes ecrãs para transmissões vídeo, mas existem, sim, grandes superfícies de vidro para ver bem o exterior, ao estilo dos helicópteros.

Com uma propulsão elétrica de emissões zero para rodar longe do asfalto, o Audi AI:Trail segue-se aos Aicon, AI:Race (antigo PB18 e-tron – como o novo nome agora indica: desportivo) e AI:Me (pensado para o ambiente urbano).

O conceito futuro da Audi é o seu o cliente pedir o carro que mais lhe convêm para o seu uso durante um período de tempo já com a configuração que lhe convier – que chegará à determinação da temperatura interior do veículo ou à ‘playlist’ definida.

Com 4,15 metros de comprimento, 2,15 metros de largura e altura de 1,67 metros assente em grandes rodas com jantes de 22’ e ficando com o fundo a 34 centímetros do solo, o AI:Trail apresenta um habitáculo de formas geométricas e materiais recicláveis com capacidade para quatro pessoas e prometendo-lhes espaço.

O Audi AI:Trail reduz os elementos interiores aos pedais, volante, alguns botões e um smartphone na coluna do volante para as funções do veículo e a navegação. Os dois bancos traseiros são como duas cadeiras de lona que até podem ser colocados no exterior.

As luzes, diferentes dos faróis convencionais, tanto podem ser utilizadas para iluminar o exterior como o interior, tanto as dianteiras como as traseiras. Em vez de faróis de máximos, o AI:Trail está equipado com cinco drones com elementos LED matrix comandados eletricamente e que recarregam por indução no tejadilho do veículo – iluminando-o no seu interior ou até podendo seguir à frente do veículo ficando com a iluminação do caminho totalmente a seu cargo ou enviar imagens para o ecrã no painel de instrumentos do condutor.

A condução autónoma é de nível 4 (que antecede a condução totalmente autónoma: nível 5), ou seja, o condutor não intervém, mas esta autonomia ainda está reservada a vias e infraestruturas específicas. Em ‘off-road’, recorre-se aos assistentes de condução ministrados pelo sistema AI (de Inteligência Artificial) e pelos seus sensores variando os níveis de automação em ordem decrescente como for preciso.

Sem privilegiar a performance, mas sim o uso no terreno longe das infraestruturas de carregamento com uma ampla bateria de iões de lítio que proporciona uma autonomia entre 400 a 500 km – e até 250 km no exigente terreno mais duro – o AI:Trail está concebido para ter uma velocidade máxima de 130 km/h.

Equipado com quatro motores elétricos instalados junto das rodas (um para cada uma diretamente – o que dispensa diferencial poupando energia) e controlo eletrónico da tração integral quattro e da estabilidade, o veículo do futuro todo-o-terreno da Audi tem uma potência de 320 kW (430 cv) e um binário máximo de 1.000 Nm.

Com amortecedores adaptativos e uma pressão dos pneus controlada eletronicamente de acordo com o piso, como algumas das suas outras ‘qualidades’, o Audi AI:Trail quattro tem uma carroçaria de aço de “high-tech”, alumínio e fibra de carbono apresentando um peso de 1.750 quilos, já com a bateria.

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