GT concept: e a potência dos Audi e-tron sobe aos 582 cv

  • Redação Autoportal
Audi apresenta o e-tron GT concept

A Audi apresentou no Salão de Los Angeles o e-tron GT concetp, o coupé elétrico de quatro portas que anuncia trazer 582 cv de potência.

Depois do SUV, com 402 cv, e do Sportback, com 496 cv (em 2019), o e-tron GT é o terceiro elétrico de Ingolstadt na linha de produção, agendada para 2020 – e com entregas previstas para 2021.

O Gran Turismo elétrico da Audi de tração integral quattro tem quase 5 metros de comprimento (2,9 de distância entre eixos), mas é dotado de um corpo leve fruto de um teto de carbono, vários componentes de alumínio e outros componentes de aço.

A Audi reforça a previsão feita de que o GT e-tron partilha a plataforma do Taycan revelando que “a tecnologia para este automóvel foi desenvolvida em estreita colaboração com a Porsche”, aliando-a a um design em que a aerodinâmica é central desde o sólido difusor traseiro às jantes de cinco raios duplos que arrefecem os discos dos travões.

Este é um carro com uma preocupação de fabrico com materiais sustentáveis sem recurso a qualquer componente de origem animal. Este GT que é “uma afirmação clara do design automóvel contemporâneo” com um “interior vegan” de «pele» sintética e tecidos feitos com fibras recicladas, numa preocupação que se estende até aos tapetes.

Na frente, os faróis são LED matrix com laser; atrás, uma faixa de luzes a todo o longo da traseira trazem uma imagem da marca para o exterior. No interior, os bancos são desportivos atrás para além de à frente, onde os comandos e funcionalidades do cokpit estão orientados para o condutor com controlo tátil dos ecrãs.

O elétrico e-tron GT trará duas bagageiras – atrás há 450 litros e sob o capô ainda estão mais 100 litros extra para arrumação.

Serão 582 cv de potência proporcionados pelos dois motores elétrico separados por cada um dos eixos sem qualquer ligação mecânica, com a sincronia quattro totalmente elétrica a colocar a tração nas quatros rodas por via eletrónica.

O e-tron GT tem uma aceleração dos 0 aos 100 km/h prevista em 3.5s e de 12s dos 0 aos 200 km/h. A velocidade máxima do Gran Turismo está regulada para os 240 km/h

A autonomia proporcionada pela bateria de iões de lítio de 90 kWh superará os 400 km. O carregamento poderá ser feito de duas formas: com um cabo ligado na frente do carro ou sem fios através do Audi Wireless Charging.

O carregamento por cabo será mais rápido devido ao sistema de 800 volts que permite carregar 80% da bateria em 20 minutos para 318 km de autonomia. A carga sem fios pode ser feita na totalidade enquanto se estacionar o Audo e-tron GT durante noite.

Comentários

Veja mais