Audi apresenta o novo SQ8: o diesel mais potente do mercado europeu

  • Redação Autoportal
Audi Q8 ganha o estatuto 'S'
Grande SUV da marca alemã tem 429 cv de potência e 900 Nm de binário

O SUV topo de gama da Audi ganhou o estatuto ‘S’ e apresentou-se com “o mais potente motor diesel do mercado europeu”.

O novo Audi SQ8 TDI chega com um bloco de 4.0 litros biturbo V8 com 429 cv de potência e um binário de 900 Nm às 3.250 rpm (o segundo turbo só entra em ação a partir das 2.200 rpm).

O motor de combustão é assistido por um compressor elétrico alimentado por um sistema com uma bateria de 48 volts acrescentando a forma semi-híbrida à motorização permitindo uma condução (dependendo da velocidade) em recuperação de energia ou com o motor em descanso, ou até mesmo desligado até 40 segundos a estacionar.

Esta combinação de potência e eficiência (o sistema semi-hibrido permite poupanças de 0,5 litros aos 100 km) deixa este grande SUV com a capacidade para chegar dos 0 aos 100 km/h em 4.8 segundos. A Velocidade máxima está limitada eletronicamente aos 250 km/h.

O Audi SQ8 TDi está equipado com uma transmissão de oito velocidades tiptronic e tração integral permanente numa distribuição 40:60 entre eixo dianteiro e traseiro. De série são também os sete modos de condução, a suspensão a ar adaptativa.

O aspeto musculado deste grande SUV de linhas coupé e pronunciada grelha octogonal é complementado com faróis HD Matrix LED e o contraste entre os pormenores a negro com a proteção de chassi prateada da frente até atrás onde estão quatro tubos de escape.

Os três metros de distância entre eixos garantem o espaço interior generoso num design de linhas horizontais e cor predominantemente preta e de discrição na colocação dos instrumentos como é o caso dos dois ecrãs táteis da consola central para o tabliê – o mais abaixo para aclimatização; o superior para o infoentretenimento.

No seu painel de instrumentos, o condutor pode optar entre dois modos de visualização do cokpit virtual da Audi: um com o conta rotações e o velocímetro em destaque; outro com o mapa mostrando rotações e velocidade de forma gráfica.

Os sistemas de conectividade do Audi SQ8 TDI incluem informações sobre sinalização luminosa para ‘apanhar’ os semáforos no verde e o assistente Alexa da Amazon integrado no sistema operativo MMI.

  • TEMAS:
  • Audi

  • SQ8

  • Audi SQ8 TDI

Veja mais