Audi e-tron chega a Portugal e já tem preço

  • Redação Autoportal
VÍDEO: Audi e-tron está pronto para 'invadir' as estradas portuguesas
Audi e-tron cria uma nova sensação de mobilidade

O Audi e-tron, o primeiro SUV totalmente elétrico da marca de Ingolstadt chega agora ao mercado nacional.

Trata-se de um SUV a pensar na família com um comprimento de 4,901 e 1,935 m de largura, 1,616 m de altura e quase três metros de distância entre eixos. A capacidade da bagageira principal é de 660 litros (bagageira dianteira de 60 litros) e a capacidade de reboque de 1,8 toneladas.

Com a sua combinação de propulsão elétrica e interior confortável e sofisticado, o Audi e-tron cria uma nova sensação de mobilidade. Seja no estacionamento, em zonas urbanas ou em longas viagens, o e-tron facilita a vida do condutor em muitas situações.

Este é um SUV “full-size” que combina um estilo desportivo com versatilidade para uma utilização quotidiana, que nas portagens paga classe 1, com ou sem Via Verde.

Dotado de dois motores elétricos (um por eixo) que permitem uma potência total de 300 kW (408 CV) e um binário máximo de 664 Nm, disponível praticamente desde o arranque.

Segundo a Audi este novo e-tron conta com uma autonomia de 400 quilómetros e chega dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos com ‘boost’ e alcança uma velocidade máxima limitada eletronicamente a 200 km/h.

O n ovo sistema elétrico de tração integral proporciona uma tração e dinâmica otimizadas em todas as situações de condução; sistema quattro é acionado sempre que necessário. Os resultados são uma distribuição do binário diferente conforme a situação e o sistema regula de forma contínua e totalmente variável a distribuição ideal do binário entre os dois eixos, em milésimos de segundo.

O e-tron pode recuperar energia quando vai em modo de roda-livre ou pela travagem, quando o travão é acionado, o sistema eletrónico do veículo analisa a quantidade de pressão necessária para aquela função específica.

Um fator chave para o caráter desportivo e a sua dinâmica transversal e a posição baixa e central na qual o sistema de bateria é instalado e que permite ao veículo um alcance adequado para percorrer longas distâncias. 

O pack de baterias, que pesa 700 quilos, ocupa 2,28 metros de comprimento, 1,63 m de largura e 34 cm de altura. Compreende um total de 36 módulos, cada módulo conta com 12 células.

Modos de condução do Audi drive select, permitem ao condutor variar as características do e-tron entre sete perfis ao alcance de um comando, do mais desportivo ao mais eficiente, dependendo da situação de condução, condições da estrada ou preferências pessoais; para dinamismo específico, a Audi disponibiliza ainda um controlo eletrónico de estabilidade de quatro fases, com modos “Sport” e “Offroad”.

A direção progressiva e suspensão pneumática adaptativa, de série, consoante a velocidade, contando com um sistema de vetorização de binário para a melhoria da condução integrado no próprio controlo da suspensão. A atuação de elementos como a direção ou a suspensão é alterada pelo modo escolhido: por exemplo, a altura ao solo pode variar até 76 mm, entre o máximo e o mínimo.

A aerodinâmica projetada também contribui significativamente para a eficiência do e-tron. Um dos destaques deste conceito são os espelhos retrovisores virtuais opcionais - uma novidade num modelo de produção em série, que reduzem o arrasto aerodinâmico, mas também levam a digitalização do veículo a um nível totalmente novo.

O Audi e-tron oferece o espaço e o conforto que os modelos da marca nos habituaram o que combina com materiais de alta qualidade e fino acabamento, tornando assim  a mobilidade elétrica uma experiência premium. 

Um ‘arco’ envolve a parte superior do tablier, integrando nas portas os ecrãs do sistema opcional de espelhos retrovisores digital, enquanto o túnel central oferece uma série de espaços de arrumação, possibilitados pelo seu cariz elétrico e os comandos e ecrãs interiores da consola central têm uma ligeira inclinação para o condutor.

As cores e materiais criteriosamente selecionados apresentam acabamentos de primeira qualidade e espaço amplo e altamente flexível.

A capacidade da bagageira é de 600 litros e conta ainda com um prático compartimento de arrumação por baixo do capô que é responsável por um acréscimo de 60 litros de capacidade. Aqui pode ser guardado o kit de ferramentas do veículo e o cabo do carregador móvel.

O Audi e-tron está bem conectado sendo equipado com o media center de MMI, além de incluir o LTE Advanced e um hotspot Wi-Fi. Estão disponíveis ecrãs táteis de alta resolução, de 10,1 e 8,6 polegadas, por meio dos quais poderá comandar, com um só toque, as funções dos sistemas de conforto e de infoentretenimento, assim como os sistemas de assistência à condução. 

Os espelhos virtuais com pisca incorporado são uma opção que permite melhorar a aerodinâmica do SUV (medem menos 20 cm do que os espelhos convencionais), potenciando que a autonomia cresça 2,5 km.

Audi e-tron, o primeiro modelo de produção em série totalmente elétrico da marca dos quatro anéis, chega ao mercado nacional com um preço a partir de 84.251 euros

Audi e-tron é o primeiro SUV totalmente elétrico da marca germânica
  • TEMAS:
  • Audiências

  • E-tron

  • Elétrico

Veja mais