Novidades

Aumento impressionante no consumo de combustíveis em abril deste ano

Dados da ENSE indicam que o consumo de combustíveis sofreu um aumento de 59% no mês de abril em relação 2020
Texto
Aumento de consumo de combustíveis em abril (Foto: Andrea Piacquadio/D.R.)
Aumento de consumo de combustíveis em abril (Foto: Andrea Piacquadio/D.R.)

De acordo com informações da agência Lusa, citando dados da ENSE (Entidade Nacional para o Setor Energético), após o desconfinamento, o consumo dos combustíveis aumentou 59% em abril, comparando com o período hómologo de 2020.

As introduções ao consumo [registos efetuados, para efeitos fiscais, pelos comercializadores grossistas de combustível] registadas pelos operadores através do Balcão Único da Energia registaram uma aceleração significativa em abril de 2021 face a abril de 2020, com uma subida de 59%, passando de 336.815 para 535.533 toneladas”, refere a ENSE em comunicado à Lusa.

Em abril houve um aumento total de 34.087 toneladas, +6,8% comparando com março.

Preços da gasolina estão ao nível de escândalo!

Analisando a evolução do consumo em abril, de acordo com os dados revelados, e, face ao mês anterior, verifica-se um aumento total de 34.087 toneladas (+6,8%), “destacando-se também a aceleração do Jet (+42,97%) e da gasolina (+15,58%)”. (ndr. jet: combustível para aeronaves)

Já nos restantes gasóleos, o aumento do consumo foi de 5,07% em abril face a março.

Este crescimento não é alheio à avaliação empírica de que há também um retomar ou acelerar de inúmeras atividades económicas, com maior circulação de veículos e, logo, maior nível de procura e consumo de produtos petrolíferos”, refere a ENSE à Lusa.

No entanto a ENSE - En“Se compararmos os níveis de introduções ao consumo de abril de 2021 com abril de 2019 (pré-pandémico), percebe-se que ainda estamos 23,53% abaixo do então verificado, destacando-se sobretudo o Jet (-73,46%), mas mostrando que há ainda um caminho de recuperação que deverá ser trilhado”, sustenta.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal
Radares da PSP: vê onde vão estar na próxima semana de 22 a 28 de abril
Mundo vive branqueamento em massa de corais pela segunda vez em 10 anos