Tesla retira sensores de radar e diminui funcionalidades no Model 3 e Model Y nos EUA

  • Redação Autoportal
  • 1 jun, 15:00
CNBC
Tesla Model 3
Tesla Model 3

Alterações da Tesla deixam os modelos apenas com o sistema de assistência à condução Tesla Vision

No final de maio a Tesla anunciou que irá retirar a funcionalidade do radar dos seus modelos Model 3 e Model Y, nos Estados Unidos da América.

De acordo com noticias da CNBC, citando fontes da Tesla, estas alterações entram em vigor dentro de pouco tempo, e, para já apenas não há a certeza se serão aplicadas em todos os países ou apenas no mercado norte-americano.

PUB

Este verdadeiro “downgrade” de equipamento tem como consequência imediata, uma nova classificação de segurança no mercado americano, ainda de acordo com as fontes citadas. A NHTSA que certifica os veículos no que respeita a elementos de segurança deverá desde já penalizar a Tesla que estava no topo dessa classificação.

Já viu o vídeo dos testes do novo Cybertruck?

Ainda assim, para os consumidores a Tesla indicou que os Model S e Model X irão manter o radar como equipamento standard.

O construtor da Califórnia irá assim apenas oferecer o sistema denominado Tesla Vision, que, via câmara ótica e sistemas digitais, permite aceder a várias funcionalidades de assistência à condução. A Tesla irá manter também o Autopilot e o Full Self-Driving, nos pacotes premium, mas ambas as opções não permitem condução totalmente autónoma do veículo.

PUB

No mesmo comunicado da marca, citado pela imprensa americana, a Tesla acrescenta ainda que algumas funcionalidades presentes nos modelos 3 e Y serão nos próximos tempos desativadas, não indicando durante quanto tempo estarão indisponíveis.

A Tesla negou à recentemente à NBC que estas alterações tenham sido motivadas pela recente polémica envolvendo um acidente com um Tesla, alegadamente em modo de condução autónoma e com as autoridades a indicarem a possibilidade do condutor poder estar na verdade no banco de trás, nem sequer ao volante (o que ainda é ilegal nos EUA).

PUB

Veja o vídeo com a história da NBC no canal de youtube da media americana.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Um tweet de Elon Musk bastou. Tesla já não aceita pagamentos por bitcoin

Produção da Tesla até final do semestre já está vendida

China previne saída do país das imagens filmadas pelos Tesla

Vídeo: Tesla Cybertruck em testes na Gigafactory no Texas

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS