Construtores sul-coreanos podem ter condução completamente autónoma nos carros em 2027

  • Redação Autoportal
  • 1 jul, 17:11
Agência YN / Business Korea
Carros autónomos (foto: IBA)
Carros autónomos (foto: IBA)

O governo sul-coreano irá investir 63 milhões de euros para auxiliar os esforços de desenvolver carros autónomos num prazo até 6 anos

De acordo com informações da Agência YN, o governo sul-coreano, através do Ministério da Indústria, acaba de aprovar 53 projetos no valor total de 85 mil milhões de won (63 milhões de euros), para incentivar o desenvolvimento de veículos completamente autónomos em 2027.

Cerca de 373 organizações, onde se deverão encontrar os principais construtores automóveis locais (Hyundai, Kia e Ssangyong) e mais de 3.500 especialistas deverão juntar-se a vários projetos de investigação e desenvolvimento desta tecnologia.

PUB
Na China também já decorrem vários testes com robô-táxis autónomos

Este valor irá permitir acelerar alguns processos, nomeadamente no que respeita ao software de inteligência artificial e testes em condições de estrada.

Para além deste investimento, a Agência YN refere que a Coreia do Sul se prepara para legislar no sentido de esclarecer regras para a circulação de veículos com nível 4 de autonomia, tornando-se num dos primeiros países a nível mundial com legislação específica que permita esta forma de condução.

PUB
Sabia que a Tesla está debaixo de investigação por causa do AutoPilot?

Atualmente todas as marcas sul-coreanas, tal como outras a nível mundial, já tem vários sistemas de condução autónoma de nível 2, ou seja, que obriga ao condutor a estar ao volante e sempre atento. No nível 3 são necessárias intervenções pontuais.

No nível 4, os veículos poderão circular sem qualquer intervenção do condutor e no nível 5 (o mais alto) os veículos circulam sem sequer necessitar de qualquer pessoa com função de condutor a bordo, ou seja, completamente autónomos.

PUB
A condução autónoma nível 4 já é testada pela Hyundai desde 2018

A Hyundai tem vários projetos em curso, como o Aurora, anunciado em 2018 e já tem carros a realizar testes reais de circulação com mobilidade autónoma de nível 4.

Uma frota de Hyundai Nexo a hidrogénio é o próximo passo da marca sul-coreana

O mais recente passo foi dado pelo anúncio de uma frota de “robô táxi” onde serão utilizados Hyundai Nexo a hidrogénio e que deverá entrar em circulação muito em breve em algumas cidades sul-coreanas

PUB

Este apoio do governo sul-coreano poderá ser um forte passo para que o país asiático arranca na linha da frente nesta nova forma de mobilidade.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Aliança BAIC e Baidu irá colocar mil táxis autónomos na estrada em 3 anos

Huawei revela planos para carro autónomo em 2025

Não se assuste pelo aspeto, o Aurrigo é o primeiro autocarro autónomo do Reino Unido

Volvo XC90 em projeto de veículo autónomo com a chinesa Didi

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS