Novidades

Novo assistente digital monitoriza estado de saúde do condutor e deteta alterações

Sistema desenvolvido pela IAV atua em situações de dificuldade respiratória, ataque cardíaco ou perda de consciência e está pronto a implementar
Texto
Condutores com saúde debilitada têm um novo aliado
Condutores com saúde debilitada têm um novo aliado

Uma condução mais segura a todos os níveis é o que propõem os alemães da IAV, empresa especializada em engenharia automóvel com mais de 35 anos de existência.

Em conjunto com a também alemã Universidade de Oldenburg, a IAV desenvolveu um novo sistema de auxílio à condução que batizou de “The Car That Cares” (O Automóvel Que Cuida) e que promete fazer muito mais pelos condutores com situações clínicas que inspirem especiais cuidados.

A função deste assistente digital é monitorizar o estado de saúde do condutor e detetar com precisão alterações que vão da falta de ar ao ataque cardíaco. Em caso de emergência, o sistema está preparado para desencadear as necessárias medidas de resgate.

A quase inexistência de sistemas de vigilância do estado de saúde do condutor equipados em automóveis, capacitados para atuar numa situação de emergência, é a premissa que está por trás do trabalho desenvolvido pelos engenheiros da IAV e que agora está pronto para ser implementado em veículos de passageiros ou pesados.

"Os sistemas de assistência existentes, como por exemplo os que controlam a fadiga, não sabem praticamente nada sobre o estado de saúde do condutor. Como resultado, não intervêm ou intervêm demasiado tarde em situações de emergência”, salienta Mark Busse, Diretor do Departamento de Integração de Sistemas da IAV.

 

“Com o assistente de saúde que desenvolvemos, colocamos tanto os dados vitais do condutor como os desvios do comportamento individual de condução no centro da decisão sobre se, e em que medida, o veículo intervém.”

Mas então, como funciona este sistema em concreto? “The Car That Cares” é composto por vários componentes: uma banda torácica que deteta o pulso e a frequência respiratória, software suportado por inteligência artificial (IA) implementado no veículo, e uma infraestrutura de nuvem inteligente.

Na nuvem, a IA desenvolvida pela IAV analisa os dados de saúde e os dados do veículo, cria um perfil digital do condutor e transmite valores limite relevantes para o veículo. Assim que o software deste detetar que os dados do condutor se desviam do normal e podem tornar-se críticos em termos de segurança, ativa as funções de assistência e automação do veículo.

Os algoritmos de aprendizagem automática são treinados para detetar diversas anomalias no estado de saúde do condutor, tais como dificuldade respiratória, ataque cardíaco ou perda de consciência.

“O sistema responde de forma consistente e adequada à situação”, esclarece Jens Schulze, Diretor do Departamento de Análise de Dados da IAV.

 

“Em pequenas dificuldades respiratórias, por exemplo, o sistema avisa o condutor através do sistema de infotainment e, se necessário, ativa o dispositivo de aviso de saída da faixa de rodagem e reduz a velocidade. Em situações de emergência, como um ataque cardíaco ou perda de consciência, o veículo faz uma paragem na berma de forma segura e desencadeia uma chamada.”

De salientar que o novo sistema está preparado para integrar mais componentes e sensores de medição numa fase posterior. Por exemplo, para determinar a saturação de oxigénio e os níveis de açúcar.

São, por isso, esperadas mais inovações neste domínio no futuro próximo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias