Novidades

Aygo X prologue: a nova visão Toyota para o segmento A

Está lançado o novo modelo de entrada na marca que antecede a chegada do Yaris Cross
Texto

A Toyota apresentou nesta terça-feira o Aygo X prologue, que introduz a nova visão da marca japonesa para o segmento A, numa assunção de “mais ousadia e arrojo” em forma de ‘concept’ (leia-se “de prólogo”) para o Aygo Cross que vai chegar.

Desenhado na Europa para os europeus no ED² - o departamento europeu de design da Toyota –, o Aygo X prologue foi concebido para ser uma redefinição do modelo de entrada na marca naquilo que o segmento A significa para o mercado europeu.

“Com o Aygo X prologue, acredito que demonstramos que um carro pequeno ainda pode ser grande e ousado em personalidade”, refere Ken Billes, designer chefe assistente do ED². À “ousadia” característica do deu modelo Aygo, a Toyota quis acrescentar ao seu ADN, nas palavras do diretor de design do ED², Lance Scott, “uma pitada adicional de picante”.

O Aygo X prologue quer transmitir a partir de todos os ângulos nas suas formas hexagonais esta atitude com uma postura “ainda mais forte” aumentando o tamanho das rodas que fazem os cantos, elevando o veículo em relação ao solo assim como a posição de condução para melhor visibilidade.

A “irreverência” que quer ser vista a partir de todas as suas formas mostra-se com uma nova linha de tejadilho em curva para aumentar a sensação de dinamismo. A frente apresenta óticas sofisticadas que abraçam a zona superior do capot para formar uma asa acima da grelha de grandes dimensões entre os faróis de nevoeiro e zona inferior do para-choques que enfatizam o tema hexagonal que domina o design.

Com uma liberdade irreverente que quer extravasar os limites urbanos, o Aygo X prologue abre espaço à maior aventura com uma zona inferior protetora na traseira incluindo um suporte para bicicletas, assim como uma câmara no espelho retrovisor para capturar e partilhar os momentos de maior evasão.

A emoção mais apimentada discorre também pela conceção de uma pintura a dois tons com base em quatro elementos ‘naturais’: malagueta, gengibre, wasabi e pimenta preta. Esta elevação cromática com a mais picantes e vermelha malagueta no seu expoente inclui uma fina camada de flocos metálicos azuis na mistura da tinta criando o efeito “Sparkling Chilli Red” (“Cintilante Malagueta Vermelha”).

Com o Toyota Aygo X prologue, a marca japonesa quer vincar a força que a personalidade de um carro pequeno pode ter lançando a passadeira para a entraad na sua gama com um novo conceito para o segmento A que terá por base a nova plataforma GA-B estreada no Yaris Cross e já adotada pela nova geração Yaris. Ficamos à espera do Aygo Cross.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente