Aygo X prologue: a nova visão Toyota para o segmento A

  • Redação Autoportal
  • 17 mar, 10:36

Está lançado o novo modelo de entrada na marca que antecede a chegada do Yaris Cross

A Toyota apresentou nesta terça-feira o Aygo X prologue, que introduz a nova visão da marca japonesa para o segmento A, numa assunção de “mais ousadia e arrojo” em forma de ‘concept’ (leia-se “de prólogo”) para o Aygo Cross que vai chegar.

Desenhado na Europa para os europeus no ED² - o departamento europeu de design da Toyota –, o Aygo X prologue foi concebido para ser uma redefinição do modelo de entrada na marca naquilo que o segmento A significa para o mercado europeu.

PUB

“Com o Aygo X prologue, acredito que demonstramos que um carro pequeno ainda pode ser grande e ousado em personalidade”, refere Ken Billes, designer chefe assistente do ED². À “ousadia” característica do deu modelo Aygo, a Toyota quis acrescentar ao seu ADN, nas palavras do diretor de design do ED², Lance Scott, “uma pitada adicional de picante”.

O Aygo X prologue quer transmitir a partir de todos os ângulos nas suas formas hexagonais esta atitude com uma postura “ainda mais forte” aumentando o tamanho das rodas que fazem os cantos, elevando o veículo em relação ao solo assim como a posição de condução para melhor visibilidade.

PUB

A “irreverência” que quer ser vista a partir de todas as suas formas mostra-se com uma nova linha de tejadilho em curva para aumentar a sensação de dinamismo. A frente apresenta óticas sofisticadas que abraçam a zona superior do capot para formar uma asa acima da grelha de grandes dimensões entre os faróis de nevoeiro e zona inferior do para-choques que enfatizam o tema hexagonal que domina o design.

PUB

Com uma liberdade irreverente que quer extravasar os limites urbanos, o Aygo X prologue abre espaço à maior aventura com uma zona inferior protetora na traseira incluindo um suporte para bicicletas, assim como uma câmara no espelho retrovisor para capturar e partilhar os momentos de maior evasão.

A emoção mais apimentada discorre também pela conceção de uma pintura a dois tons com base em quatro elementos ‘naturais’: malagueta, gengibre, wasabi e pimenta preta. Esta elevação cromática com a mais picantes e vermelha malagueta no seu expoente inclui uma fina camada de flocos metálicos azuis na mistura da tinta criando o efeito “Sparkling Chilli Red” (“Cintilante Malagueta Vermelha”).

PUB

Com o Toyota Aygo X prologue, a marca japonesa quer vincar a força que a personalidade de um carro pequeno pode ter lançando a passadeira para a entraad na sua gama com um novo conceito para o segmento A que terá por base a nova plataforma GA-B estreada no Yaris Cross e já adotada pela nova geração Yaris. Ficamos à espera do Aygo Cross.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Vem aí o SUV médio 100% elétrico da Toyota e a antevisão está marcada

Toyota anuncia novo modelo de entrada na marca para juntar-se aos Yaris

Toyota Yaris é o Carro do Ano europeu

COMPUTADOR DE BORDO

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS