Toyota não desiste do segmento dos citadinos com o novo Aygo X

Aumento da população urbana é a justificação da marca para apostar nos citadinos com um novo modelo de estilo crossover

A marca é japonesa, mas o automóvel é europeu. O Toyota Aygo X (lê-se Cross) é o novo modelo do construtor japonês para o segmento dos citadinos, cujo design foi criado em Nice, no Sul de França, o motor vem de uma fábrica em Jelcz-Laskowice, na Polónia, e a produção tem lugar numa unidade em Kolin, República Checa.

Cada vez mais abandonado pela maioria dos construtores de automóveis, o segmento dos citadinos continua, pelo contrário, a ser de extrema importância para a Toyota. Daí que a marca tenha avançado por sua conta (depois de terminada a ligação com a PSA) no desenvolvimento de uma nova geração do Aygo.

PUB

Bem diferente do original, “primo” dos Citroën C1 e Peugeot 108, o novo Aygo ganhou um “X”, passou a assumir um estilo crossover urbano e cresceu em todos os sentidos, nomeadamente na altura ao solo (mais 11 mm). Irreverente, ágil, compacto, divertido de conduzir, e com muito equipamento, o novo modelo foi talhado para o sempre difícil trânsito das cidades, no qual se sai muito bem.

PUB

Modelo de entrada na gama Toyota, o Aygo X partilha a plataforma com o Yaris e o Yaris Cross. A dianteira é dominada pelas óticas LED e pela grelha de grandes dimensões, características que lhe conferem robustez, ao passo que na traseira sobressai a porta da bagageira sempre em preto, tal como o tejadilho nas versões superiores, que pode ser retrátil em lona como opção.

E por falar em cores, o Aygo X foi buscar inspiração ao tema das especiarias para oferecer uma paleta de pinturas metalizadas especiais nas versões de equipamento pulse e envy: verde Cardamom (cardamomo); vermelho Chilli (pimenta); bege Ginger (Gengibre); azul Juniper (Zimbro).

PUB

A versão especial Limited, apenas disponível durante os primeiros seis meses de vendas, recebe o verde Cardamom e detalhes adicionais em laranja Mandarina mate no exterior e nas jantes de liga leve de 18". A versão de entrada – play – está disponível nas cores branco preto e cinza, com jantes em aço de 17”.

Para o interior, o Aygo X transporta a mesma irreverência do estilo que domina o exterior. As portas, volante, seletor da caixa e painel central recebem acabamentos na cor da carroçaria e os ecrãs digitais (instrumentos e multimédia) assumem um papel de destaque. Dependendo das versões, o sistema de infoentretenimento compreende ecrãs de sete a nove polegadas, com sistema de navegação e conectividade com e sem fios através do Android Auto e Apple CarPlay.

PUB

Face à geração anterior, o espaço interior no Aygo X é agora mais generoso, ainda que os dois lugares da segunda fila sejam muito sacrificados caso os dois ocupantes da fila da frente sejam de estatura alta. Graças ao aumento da largura da carroçaria (125 mm), também a largura entre os bancos dianteiros cresceu (20mm), com o correspondente incremento no espaço para ombros.

A bagageira ganhou 125 mm em comprimento, o que permite oferecer um total de 231 litros de capacidade.

Também amplamente melhorada face à geração anterior, a oferta de sistemas de segurança e de ajuda à condução no Aygo X contempla o pacote Toyota Safety Sense em todas as versões. Deste fazem parte, por exemplo, o sistema de pré-colisão, a deteção de peões e ciclistas, a assistência à manutenção na faixa de rodagem e o cruise control adaptativo.

PUB

Ao nível da motorização, há apenas uma opção disponível e a Toyota não prevê alargar a oferta no futuro. Trata-se de um bloco a gasolina de três cilindros com 998 cc e 72 cv de potência, bem concebido para o trânsito citadino, ainda que um pouco ruidoso em regimes elevados. A caixa é manual de cinco velocidades, muito precisa e de fácil manuseamento, estando disponível como opção uma caixa automática CVT na versão de equipamento pulse. Os consumos combinados situam-se entre os 4,8 e os 5,0 litros aos 100 km.

PUB

O novo Toyota Aygo X já chegou aos concessionários nacionais da marca japonesa, com preços sem despesas entre 16.490€ (play) e 20.780€ (Limited).

Continuar a ler

RELACIONADOS

Toyota confirma GR Supra com transmissão manual

Toyota revela a versão mais radical do Corolla com a ajuda da Gazoo Racing

Novo Gran Turismo inspira edição especial do Toyota Yaris

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS