Novidades

PSA e Total unem-se para produzir baterias para veículos elétricos

Nova empresa começa a operar em 2023
Texto
Fábrica piloto em Nersac da ACC
Fábrica piloto em Nersac da ACC

O grupo PSA e a petrolífera Total anunciaram agora a criação de uma 'joint-venture', Automotive Cells Company (ACC), para a produção de baterias para veículos eléctricos.

Com esta associação, os dois parceiros criam um "ator mundial de referência no desenvolvimento e fabrico de baterias para a indústria automóvel, que começará a operar a partir de 2023", revela o comunicado.

O acordo estabelecido permite que a Total/Saft “contribua com a sua experiência em matéria de Pesquisa & Desenvolvimento e de industrialização, e o Groupe PSA com o seu conhecimento do mercado automóvel e de produção em massa”.

Actualmente, quer o Centro de P&D de Bordéus e a fábrica-piloto em Nersac, ambos em França, "já se encontram numa fase inicial de operação, de modo a permitir o desenvolvimento de novas tecnologias de células de iões de lítio de elevado desempenho".

A nova empresa tem como objetivos “responder aos desafios da transição energética através da redução da pegada ambiental dos veículos ao longo de toda a sua cadeia de valor, Produzir baterias para veículos elétricos que estarão ao melhor nível tecnológico, bem desenvolver a capacidade de produção indispensável para suportar o crescimento da procura por veículos elétricos e assegurar a independência industrial europeia tanto em termos de conceção como de fabrico de baterias", concluiu o comunicado.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente