Novidades

Bentley alcança marca histórica na produção de veículos

Bentayga Hybrid é o veículo 200.000 produzido pela marca de Crewe
Texto

A Bentley anunciou que alcançou a marca histórica de 200.000 veículos produzidos desde o nascimento da marca, em 1919.

O modelo que assinalou a efeméride, um Bentayga Hybrid destinado ao mercado chinês, esteve em exposição com o mais antigo modelo da marca – o EXP 2 – numa cerimónia realizada na sede da empresa em Crewe e que contou também com os colaboradores mais antigos da Bentley.

Este marco histórico é ainda mais notável considerando que esta unidade 200.000 é o mais recente de um total de nada menos que 155.582 veículos fabricados em Crewe desde 2003.

Um ano revolucionário, com o lançamento da primeira geração do Continental GT, o primeiro modelo da era moderna da Bentley. Hoje, a marca produz 85 unidades/dia, um valor igual à produção mensal de há duas décadas.

Entre o primeiro ano de existência da marca (1919), até 2002, a Bentley produziu um total de 44.418 carros de luxo, 38.933 dos quais nas instalações de Crewe.

Neste número total estavam muitos modelos icónicos da sua época, incluindo o Bentley Blower, o R-Type Continental, o Mulsanne, o Arnage e o Azure. Curiosamente, e segundo os registos atuais, 84 por cento de todos os Bentley fabricados para o mercado do Reino Unido ainda se encontram a circular hoje em dia.

Desde 2003 que um grande programa de investimento na fábrica de Crewe andou de mãos dadas com o sucesso do Bentley Continental GT, o mais emblemático dos modelos Grand Tourer de luxo. A unidade 80.000 desta gama foi produzida em janeiro do corrente ano.

O sucesso do Continental GT foi ampliado pelo Bentayga, o SUV da marca britânica lançado em 2015, e que a marca diz ser o SUV mais rápido do mundo, e que já atingiu as 25.000 unidades produzidas.

“A produção do carro 200.000 é apenas o mais recente marco na jornada extraordinária que a Bentley tem feito desde sua fundação, em 1919. Em 2003, a introdução do Continental GT representou um momento de viragem para a marca. Só esta gama da Bentley representa 80.000 unidades vendidas do nosso total de 200.000 carros, e, ao mesmo tempo, criou um novo segmento e uma base de imagem contemporânea para os negócios da Bentley”, sublinhou o presidente e diretor executivo da Bentley, Adrian Hallmark.

Recorde-se que a marca britânica anunciou recentemente que vai passar a comercializar somente modelos PHEV ou 100% elétricos, em 2026, e, posteriormente, em 2030, toda a gama incluirá apenas veículos 100% elétricos, de forma a transformar a empresa em líder da mobilidade de luxo sustentável.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal