Novidades

Bentley EXP 100 GT: 'luxo Grand Tourer' elétrico e autónomo a cada 700 km

Concept assinala 100 anos da marca britânica
Texto

A Bentley anunciou o seu futuro em modo elétrico e autónomo quando a marca assinalou 100 anos de idade neste 10 de julho com a revelação do EXP 100 GT. Com este concept, a marca de Crewe projeta o Grand Tourer para o mundo de 2035 numa visão futura da mobilidade sustentável de luxo.

Desenhado a partir de dentro e sob uma nova plataforma 100% elétrica, o Bentley EXP 100 GT é um carro 100% elétrico, autónomo quando o condutor o quiser e dotado de Inteligência Artificial (AI) que vai para além da autonomia.

O Bentley Personal Assistant com um interface de cristais tanto monitoriza o bem estar dos ocupantes (a biométrica analisa os movimentos dos olhos e da cabeça e a pressão arterial) como regula os banco biométricos nas sua três configurações (lê a posição do condutor e deteta necessitadas de mais apoios oferecendo-os através de superfícies do banco reativas) com sensores que monitorizam temperatura, a posição dos ocupantes ou as condições ambientais.

Reconhecendo gestos e recriando também outros ambientes, a AI é usada para tornar o carro um posto de criação, experimentação e captar experiências e emoções humanas. A ideia é que condutor e passageiro(s) desfrutem do prazer das viagens da mesma forma num carro de 5,8 metros de comprimento e quase 2,4 metros de largura.

O exterior musculado com a traseira ‘à la’ Continental é de alumínio e fibra de carbono. Os faróis redondos à frente ao lado da imponente e característica grelha vinca a merca Bentley que, neste concept, introduz a luz como um novo material de luxo.

A grelha matrix iluminada, assim como o emblema Flying B ganham vida quando nos aproximamos do carro numa encenação de luz que dá vida até ao interior do EXP 100 GT de duas portas que abrem para cima e em que o luxo se cruza com a sustentabilidade.

Os materiais sustentáveis incluem madeira de árvores que caíram naturalmente, tinta feita de cascas de grãos de arroz recicladas ou tecidos a replicar pele obtidos da produção vinícola, como tapetes de lã e superfícies interiores de algodão.

O conforto continua com um sistema de purificação de ar interior, o luxo faz-se com informações nas portas em ecrãs OLED e um ecrã de visionamento vídeo à frente para quando em condução autónoma.

A tecnologia vê-se nas entradas de ar na grelha arrefecendo motor e baterias canalizando o ar dispensável para a traseira para efeitos aerodinâmicos, ou na vectorização do binário máximo de 1.500 Nm para a otimização da eficiência nas curvas. O sistema de baterias alimenta quatro motores elétricos com este Bentley EXP 100 GT a fazer menos de 2.5s dos 0 aos 100 km/h e com velocidade máxima de 300 km/h.

Este Gand Tourer de 1.900 kg conseguirá carregar 80% da sua capacidade em apenas 15 minutos – processo que fica a cargo do Personal Assistant – a e a Bentley aponta +ara uma autonomia “possível” de 7000 km.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal