Novidades

Baterias dos elétricos Renault dão segunda vida a lancha zero emissões

Embarcação passou a ter motores eléltricos para navegar no Sena
Texto

Desde meados deste mês de novembro que há uma lancha a cruzar as águas do rio Sena em regime de emissões zero de gases poluentes recebendo energia das baterias que já deram vida aos veículos elétricos Renault.

Como destaca a Renault, “o Black Swan é o primeiro barco de passageiros 100% elétrico equipado com baterias de segunda vida”. A embarcação da empresa de cruzeiros Seine Alliance foi posta em marcha pela parceria com o Grupo Renault e a Green Vision como demonstração da “eficácia de um modelo baseado nos princípios da economia circular de forma a reproduzir e a criar sinergias entre os vários agentes de mobilidade”.

O Black Swan é um barco zero emissões com capacidade até oito passageiros com capacidade para realizar passeios com a duração de até duas horas. A lancha é propulsionada por dois motores elétricos independentes dispensando gerador e motor de combustão minimizando o impacto ambiental.

A alimentar a eletricidade do Black Swan estão as baterias de Ião-lítio provenientes de veículos elétricos Renault, depois de concluído o seu ciclo de “primeira vida”, instaladas debaixo dos assentos laterais do barco em quatro caixas de aço inoxidável que foram especialmente desenhadas e concebidas para assegurar a segurança e estanquicidade em funcionamento.

Cada hélice está ligada às baterias com uma potência nominal de 10kW (20kW na potência máxima) que permitem atingir facilmente as velocidades de cruzeiro regulamentares no rio Sena. Com 278 kgs, as baterias impõem um peso menor do que habitual imposto pelo tanque de combustível quando instalado um motor de combustão.

Mantendo o casco com o desenho original (do construtor italiano Tullio Abbate), o Black Swan dispensa agora qualquer motor a bordo ou fora de bordo sendo a propulsão e a viragem asseguradas por unidades direcionais submersas.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano