Novidades

Choque de titãs pelas marcas: General Motors processa Ford

Gigantes automóveis prometem batalha judicial de peso por causa do nome 'BlueCruise'
Texto
General Motors e Ford (Associated Press)
General Motors e Ford (Associated Press)

A General Motors Co. e a Ford Motor Co. entraram em colisão por causa de marcas registadas e o choque entre os gigantes automóveis norte-americanos vai seguir para tribunal.

Segundo noticia a agência Reuters, a General Motors e a sua companhia subsidiária de robotáxis Cruise apresentaram um processo judicial contra a Ford pelo uso do nome ‘BlueCruise’ como marca da sua tecnologia para condução livre de mãos.

A GM alega que o uso pela Ford da ‘BlueCruise’ é uma infração em relação às marcas registadas Super Cruise e Cruise, conforme comunicado citado pela agência noticiosa.

“Enquanto a GM esperava resolver de forma amigável com a Ford a questão da violação de marca registada, fomos deixados sem qualquer opção se não defender vigorosamente as nossas marcas e proteger a equidade que os nossos produtos e tecnologia ganharam ao longo de vários anos no mercado.”

A Ford considerou o processo judicial apresentado nesta semana num tribunal federal da Califórnia como “inútil” e “fútil” num comunicado também veiculado pela Reuters.

“Os condutores perceberam há décadas o que é o ‘cruise control’ [regulador de velocidade], todos os fabricantes automóveis o oferecem, e ‘cruise’ é uma abreviatura comum para a função. É por isso que ‘BlueCruise’ foi escolhido como o nome da Oval Azul para a próxima evolução do ‘Intelligent Adaptive Cruise Control’ [‘Regulador de Velocidade Adaptativo Inteligente’] de Ford.”

A GM refere na sua posição que os dois fabricantes mantiveram “discussões prolongadas” que não chegaram a um acordo e, alegando no processo violação de marcas registadas e concorrência desleal, pede ao tribunal que proíba a Ford de usar o nome ‘BlueCRuise’ e uma reparação de danos não especificada.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias