Novidades

BMW Art Cars disponíveis para uma visita em realidade virtual

Praticamente fechados a sete chaves, os exclusivos BMW Art Cars não estão facilmente acessíveis a todos. Pelo menos, não até agora.
Texto

Quem se recorda dos BMW Art Cars? É uma coleção de 19 automóveis simplesmente fabulosa que até em miniatura é complicada de reunir. Trata-se de exemplares únicos, que são, literalmente, obras de arte, decoradas por nomes que marcaram a sua presença no mundo da arte de uma forma ou de outra, como Alexander Calder, Frank Stella, Roy Lichtenstein, Andy Warhol ou Ernst Fuchs, apenas para citar os cinco primeiros.

Todos eles usaram um modelo da BMW como tela para a sua interpretação e deram origem a estes modelos únicos que têm como casa o Museu da BMW em Munique. Apesar disto, a BMW tem apenas um deles em exposição permanente e nem sempre é o mesmo. Os restantes elementos desta coleção podem estar guardados ou a viajar pelo mundo, numa exposição de arte, por exemplo.

Mas agora, graças a uma colaboração entre a BMW e a Acute Art, uma aplicação relacionada com a arte e a sua digitalização, será possível visitar todos os BMW Art Cars ao detalhe e sem sequer ter de sair de casa. Graças à tecnologia de realidade aumentada, estes 19 modelos da BMW foram digitalizados a partir dos mais variados ângulos, utilizando um método de fotogrametria, capturando cada um dos detalhes de cada modelo, tal como o artista desejou que estes fossem mostrados.

E depois, resta escolher o fundo em que mais os gostava de colocar e apreciar os primeiros dez modelos desta coleção, que já estão disponíveis nesta aplicação desde o dia 21 de julho. Os restantes vão sendo adicionados a cada duas semanas, até ao momento em que fiquem reunidos todos os 19 modelos da coleção.

E no futuro, quem sabe se não será nesta aplicação que também iremos conhecer o 20º modelo desta incrível coleção? Um que tenha uma decoração em graffiti, assinada pelo artista Futura 2000? Usando um BMW M2 como tela? Quem sabe…?

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente