Há muito esperado aí está o novo BMW i4 um Gran Coupé de quatro portas que combina a mobilidade elétrica e neutra em emissões de carbono, com a flexibilidade do conceito familiar e o caráter desportivo único.
Os novos BMW i4 que irão chegar ao mercado nacional em fevereiro de 2022 pretendem reforçar a aposta na mobilidade elétrica da marca, mas ao mesmo tempo acentuar a identidade tecnológica e o caráter eminentemente desportivo sempre associada ao construtor.
Um conceito premium, com um desenho manifestamente bem conseguido e de forte impacto visual, onde sobressai uma linha fluida que apresenta um coeficiente aerodinâmico Cd de apenas 0,24.
O novo BMW i4 chegará em duas versões, i4 eDrive40 e M50, ambas inteiramente elétricas, naquela que é a quinta geração de sistemas eDrive, e, por isso, circulam sempre em modo de emissões zero.
O BMW i4 eDrive40, apresenta um motor elétrico único colocado no eixo traseiro - será por isso um “puro” tração traseira - a debitar 250 kW (340 cavalos) e tem um binário de 430 Nm e tem uma autonomia anunciada de 590 quilómetros (ciclo WLTP). O consumo de energia elétrico combinado é de 20 – 16 kWh/100 km. O eDrive40 acelera dos 0 aos 100 km/h em 5,7 segundos.
O topo de gama será servido pela outra versão, o BMW i4 M50, que surge equipado com dois motores elétricos – que lhe asseguram tração integral -, um no eixo dianteiro e outro no eixo traseiro, que oferecem uma potência combinada de 400 kW (544 cavalos) e um binário instantâneo de 795 Nm. A bateria tem uma autonomia anunciada até 510 quilómetros (ciclo WLTP). A marca anuncia aceleração dos 0 aos 100 km/h em 3,9 segundos.
O BMW i4 M50 terá um módulo específico de sonoridade para conferir todo o “feeling” a bordo em aceleração e velocidade e terá como opcional o novo BMW IconicSounds Eletric composto de propósito para a marca por Hans Zimmer, produtor musical conhecido pelas melhores bandas sonoras de filmes, como Interstellar entre outras.
Dinamicamente o BMW i4 recorre a uma arquitetura que foi desenhada de raiz para aproveitar e otimizar ao máximo o comportamento de um modelo de locomoção elétrica.
A distância entre eixos foi aumentada face ao Gran Coupé atual e este i4 tem as vias mais largas. A estrutura apresenta uma redução de peso conseguida com recurso a vários materiais ultraleves, nomeadamente alumínio. Houve ainda um grande trabalho em termos de apoio à torção e apoios no eixo dianteiro para assegurar maior dinâmica.
O interior terá uma atmosfera altamente tecnológica e, ao mesmo tempo, com o conforto desportivo associado à marca. Estes novos modelos contarão com a nova geração do sistema de controle BMW iDrive, o novo ecrã de infoentretenimento curvo (dois ecrãs digitais de 12,3 e 14,9 polegadas serão o centro das atenções no habitáculo) e as inovações de última geração dos sistemas automatizados de direção e estacionamento.
Em fevereiro de 2022, o BMW i4 eDrive deverá custar ao público €60.500 e o BMW i4 M50 terá um preço recomendado de €71.900.