Novidades

BMW mostra o seu novo SUV elétrico nos testes de inverno

BMW iX é o novo modelo da marca germanica criado com base no concept Vision iNext
Texto

A BMW revelou que o novo iX está a ser alvo de um intenso programa de testes no Cabo Norte de forma a colocar à prova o sistema de suspensão, tração, bem como o novo motor do SUV elétrico da marca germânica.

Após a apresentação do novo modelo no #NEXTGen 2020 em Munique, criado com base no concept Vision iNext, os protótipos do BMW iX estão agora nos testes finais de inverno ao norte da Escandinávia.

O teste de resistência, que está a ser realizado em condições climáticas extremas no Círculo Polar Ártico, serve, entre outras coisas, para o ajuste fino dos sistemas de tração e suspensão.

Para além disso, os motores elétricos, o sistema de tração nas quatro rodas, bem como a tecnologia de carregamento, as baterias de alta tensão e a gestão de calor são submetidos a um exigente teste sob temperaturas abaixo de zero.

Os testes ao novo BMW iX estão a ser realizados na zona mais setentrional da Europa, designadamente na Lapónia finlandesa, no Cabo Norte e da ilha norueguesa de Mageroya.

Recorde-se que o BMW iX é o primeiro modelo baseado na nova plataforma modular do grupo germânico, tendo sido desenvolvida, desde o seu início com o objetivo de servir os futuros modelos elétricos, contando com a mais recente geração do sistema eDrive, que engloba dois motores elétricos com uma potência máxima de mais de 370 kW, 500 cv, o que segundo a marca é suficiente para impulsionar o BMW iX dos 0 aos 100 km/h em menos de 5,0 segundos.

Nas versões equipadas com bateria de 100 kWh, a marca germanica promete uma autonomia de 600 km, sendo que será possível recarregar o novo SUV elétrico da BMW a 200 kW, o que vai possibilitar recarregar a bateria até 80% da sua capacidade em 40 minutos ou oferecer uma autonomia equivalente a 120 km em apenas 10 minutos de carga.

Já com recurso a um carregador de 11 kW, o carregamento da bateria é realizado em cerca de 11 horas.

No que respeita ao design exterior, o novo BMW iX surge com uma grelha de rim de grandes dimensões na vertical, que esconde uma câmara, radares e sensores, que abrem o caminho para a condução autónoma.

Durante os testes de inverno, os componentes da tecnologia BMW eDrive enfrentam desafios muito especiais. As baterias de alta voltagem e a tecnologia de carregamento são submetidas a testes realizados a temperaturas externas extremamente baixas, de forma a testar a sua utilização diária em pleno inverno.

Para além disso, os displays que informam o nível de carga, autonomia e estado de funcionamento, bem como o sistema de gestão de calor do novo iX, demonstram a sua resistência a temperaturas negativas

Já se sabe que a BMW pretende começar a produzir o seu novo SUV 100% elétrico a partir do segundo semestre de 2021 na fábrica de Dingolfin, na Alemanha.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano