Novidades

Superleggera V4: chegou a Ducati mais poderosa de sempre

Marca de Borgo Panigale revelou o novo modelo que terá uma edição limitada
Texto
Ducati Superleggera V4
Ducati Superleggera V4

A Ducati revelou a Superleggera V4 apresentando-a como a sua produção mais poderosa e tecnológica de sempre. Mas esta preciosidade da marca da marca de Borgo Panigale não vai estar disponível para todos... A nova Ducati Superleggera V4 será produzida numa edição limitada a 500 unidades.

Orgulhosa da sua criação, a Ducati apresenta a Superleggera com uma redução de 6,7 kg no peso em resultados dos materiais compósitos que a constituem ao nível de um chassis com dimensões otimizadas para o uso em pista – e um dos exemplos são os mais de 2 segundos que o piloto de testes da marca Alessandro Valia, rodando em 1m52.45s, tirou ao tempo que Michele Pirro fez em Mugello na vitória para o campeonato italiano.

Com muitos componentes em fibra de carbono que passam do chassi e das rodas para a carenagem, as asas ‘tipo biplano’ inspiradas na Ducati do MotoGP de 2016 garante à Superleggera V4 uma pressão aerodinâmica de 50 kg a 270 km/h; o o que supera em 20 kg o obtido com a Panigale V4 MY20 e com a V4 R.

O motor da Suoerleggera V4 é o da Desmosedici Stradale R, mas que está mais leve e potente. Com 998 cc, o V4 a 90º da Superleggera V4 pesa menos 2,8 kg do que o 1.103 cc da V4 e oferece uma potência de 224 cv com o escape Akrapovic, que pode ser aumentada para 234 cv com um Akrapovic de titânio para utilização em pista com o kit de corrida oferecido com a moto – na utilização para pista, a Superleggera oferece uma função RaceGP concebida com as indicações de Andrea Dovizioso imitando o painel de instrumentos da Desmocedici GP20.

O recurso à fibra de carbono, titânio e magnésio e outros compósitos como o alumínio deixam a Superleggera V4 com um peso de 159 kg (menos 16 kg do que a Panigale V4) produzindo uma relação peso-potência de 1,41 cv/kg – um recorde para uma moto homologada para estrada, que chega aos 1,54 cv/kg com o kit de corrida reduzindo o peso para os 152,2 kg.

Nos controlos eletrónicos para elevar a natureza desportiva desta moto, a Ducati Superleggera V4 junta aos três modos de condução Race A, Race B e Sport a possibilidade de personalização de mais cinco modos. Os condutores/pilotos aos comandos desta moto têm também acesso á monitorização dos tempos (incluindo parciais) de cinco circuitos: Laguna Seca, Mugello, Jerez, Sepang e Losail.

De série são também um sistema de suspensão Öhlins mais leve e o sistema de travagem topo de gama da Brembo, numa edição que não poupa nos elementos de exclusividade desta Superleggera V4 limitada a 500 exemplares numerados e com certificado de autenticidade.

A Ducati Superleggera V4 começará a se entregue aos seus compradores em junho deste ano, mas a casa de Borgo Panigale adverte que, devido à complexidade do seu fabrico, o máximo de entregas diárias será de cinco –garantindo que todas a unidades serão produzidas neste ano.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal