Um dos Ferrari mais exclusivos do planeta acaba de ser revelado

  • Redação Autoportal
  • 14 nov, 16:08

O Ferrari BR20 é a mais nova adição ao restrito grupo de modelos produzidos de acordo com os desejos dos clientes. E só existe um

A Ferrari é uma das marcas mais exclusivas do mundo, mas um dos seus departamentos pega nessa mesma palavra e eleva-a a um cenário verdadeiramente único e muito especial. Designa-se apenas por Programa de Projetos Especiais e a sua função é criar novos modelos de acordo com as ideias, desejos e exigências de cada cliente, que se tornará proprietário de um automóvel que é, literalmente, único.

O mais recente modelo criado por este departamento ficou conhecido apenas como BR20. Utiliza a mesma plataforma do GTC4 Lusso e é um Coupé de dois lugares, equipado com um motor V12 dianteiro e quatro rodas motrizes. A primeira abordagem de estilo, nasceu da elegância dos Coupés da marca dos anos 50 e 60, mas sem o objetivo de ir buscar alguma da sua nostalgia e sim uma elegância intemporal com uma imagem desportiva e musculada.

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Este é o Ferrari Portofino convertido pela Mansory

Os dois lugares traseiros do GTC4 Lusso foram removidos, para que a linha do tejadilho tivesse um formato de coupé e o comprimento acabou por ficar três polegadas acima do modelo de que deriva. O aumento deve-se essencialmente à obrigatoriedade de criar uma linha mais elegante do tejadilho, a terminar no spoiler traseiro, e sem que esta ficasse a destoar das proporções deste modelo. Os quatro grupos óticos traseiros são semelhantes aos de outros modelos da marca, mas parecem querer ser imitados pelas quatro ponteiras de escape redondas que foram produzidas especificamente para o BR20, tal como os faróis dianteiros e as jantes de 20 polegadas

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O tejadilho pintado de negro não deixa perceber a ligação com o para-brisas e o óculo traseiro, dando ainda mais destaque aos dois arcos que se formam desde o pilar dianteiro até ao spoiler traseiro. As duas aberturas laterais melhoram a aerodinâmica do BR20, sendo que a saída deste mesmo ar está elegantemente escondida sob o spoiler traseiro, uma solução algo semelhante à que podemos encontrar em modelos como o 599 Fiorano, por exemplo.

foto interior

A carroçaria do BR20 conta com inúmeros elementos produzidos em fibra de carbono, melhorando o seu visual mais encorpado e, na parte da frente, a zona superior da grelha dianteira ainda inclui dois apontamentos em cromado assegurando que a sua identidade visual não seja confundida com nenhum outro modelo da marca.

As maiores diferenças, no entanto, podem ser encontradas no habitáculo do BR20, uma vez que o desejo do cliente foi tornar este espaço o mais amplo possível. Para isso, a equipa de design liderada por Flavio Manzoni dispensou os lugares traseiros e criou uma plataforma com acabamentos em carvalho com inserções em fibra de carbono.

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Os tons do couro castanho e da fibra de carbono foram uma combinação requintada de acordo com as indicações do cliente e os assentos em couro castanho-escuro Heritage Testa di Moro incluem um padrão exclusivo na frente, com costuras cruzadas prateadas.

É claro que tudo isto representa um investimento consideravelmente dispendioso por parte do cliente que deseja ter um Ferrari único na sua garagem, desenvolvido apenas para si. E neste caso, trata-se de um cliente da marca de longa data, que esteve envolvido em cada um dos passos deste projeto e para o qual a parte do custo está longe de ser a mais importante.

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