Novidades

Hyundai Nexo aumenta recorde mundial de distância para veículos a hidrogénio

FCEV da marca sul-coreana bateu a anterior melhor marca em 109,5 km
Texto

O Hyundai Nexo voltou a estabelecer um novo recorde mundial de distância percorrida por veículos a hidrogénio com recurso a um único depósito. O veículo elétrico fuel cell (FCEV) da marca sul-coreana conseguiu percorrer 887,5 km sem reabastecer.

O anterior melhor registo mundial já feito ao volante do Nexo tinha sido conseguido por Bertrand Picard conduzindo o veículo a hidrogénio da Hyundai pelas estradas de França sem reabastecer por 778 km.

O cenário escolhido desta vez foi a Austrália e o piloto local de ralis da Hyundai Brendan Reeves partiu de Melbourne para o novo recorde. A marca de Picard foi ultrapassada antes de chegar ao destino, em Broken Hill, 807 km depois.

Com o computador de bordo a mostrar ainda autonomia, Reeves seguiu para Silverton, nos arredores de Broken Hill e entrou paisagem dentro para mais 60 km antes de esgotar o depósito na estada Wilangee.

A distancia total de 877,5 km percorrida no registo do computador de bordo do Nexos bateu por 109,5 km a anterior marca de quilómetros feitos com um único depósito por um FCEV. O Hyundai Nexo tem uma autonomia de 666 km (WLTP) – e um tempo de reabastecimento de 3 a 5 minutos –, mas Reeves aplicou todas as “técnicas de condução” de que dispõe para maximizar a distância.

“Como piloto de rali, sempre quis bater um recorde mundial, mas nunca poderia imaginar que acontecesse desta forma. Estava constantemente a verificar a leitura da eficiência do Hyundai Nexo para maximizar a distância que estava a obter por quilograma de hidrogénio.”

A viagem teve uma duração de 13 horas e 6 minutos a uma velocidade média de 66,9 km/h. O alerta de baixo nível de combustível acendeu primeiro aos 686 km e a luz começou a piscar após 796 quilómetros, com 90 quilómetros de autonomia restante.

Durante a viagem, o Hyundai Nexo consumiu um total de 6,27 kg de hidrogénio, a uma taxa de 0,706 kg/100 km. O FCEV purificou 449.100 litros de ar durante a viagem – o suficiente para 33 adultos respirarem por dia – e o seu tubo de escape de plástico emitiu apenas água em forma de vapor e gotículas durante a viagem.

O Hyundai Nexo não emitiu CO2 ao longo de todo o percurso, enquanto um veículo com motor de combustão interna standard teria emitido cerca de 126 quilogramas de CO2 na mesma distância.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente
Podes ser multado por levares o teu cão sem cinto de segurança no carro? Conhece as regras
Mais uma marca chinesa em Portugal. XPeng chega já este ano