Curiosidades sobre o Mini das quais (talvez) nunca terá ouvido falar

  • Redação Autoportal
  • 7 set, 16:55

O que sabe sobre o Mini? Uma empresa especializada no fabrico de carroçarias e componentes para automóveis clássicos lança o desafio

É um entusiasta ou colecionador do Mini clássico? Acha que conhece bem o modelo criado por Sir Alexander Issigonis e a sua história? Então chegou a hora de testar os seus conhecimentos.

A empresa British Motor Heritage, dedicada ao fabrico de carroçarias e componentes genuínos para automóveis clássicos britânicos, como os modelos MGB, MGR V8, MG Midget, Austin-Healey Sprite e Triumph TR6 (para além do Mini e Mini Clubman), decidiu homenagear um dos automóveis mais icónicos da história.

PUB

Aproveitando a recente celebração dos 60 anos do Mini, compilou 60 factos e curiosidades sobre este modelo. Como diz a própria British Motor Heritage, não há prémios, só diversão. O objetivo é saber quantos destes factos eram do seu conhecimento. A lista completa pode ser encontrada aqui, mas para despertar sua curiosidade, deixamos-lhe alguns exemplos:

- 305x122x122 cm era o tamanho da caixa na qual Leonard Lord, o diretor da BMC, insistiu que o Mini deveria caber. Acabou por exceder o comprimento em 0,635 cm!

PUB

- Diz-se que os generosos compartimentos das portas foram dimensionados para acomodar os ingredientes da bebida preferida do designer Alec Issigonis: Martini seco. Ou seja, garrafas de Gin Gordon’s e vermute.

- A minissaia deve o seu nome ao Mini, o carro preferido de Mary Quant. A esse propósito, a própria comentou: “Nenhum deles é mais longo do que o necessário”.

- Embora claramente destinado ao segmento inferior do mercado, o Mini tem sido frequentemente descrito como "sem classe", tendo recolhido a simpatia de estrelas de cinema, ídolos desportivos e ícones pop, nomeadamente todos os quatro Beatles.

PUB

- O designer do Mini, Sir Alexander Arnold Constantine Issigonis, nasceu em 1906 em Esmirna, Ásia Menor, de pai grego e mãe alemã. Era primo de Bernd Pischetsrieder, outrora diretor da BMW e depois da Volkswagen.

- As inscrições para o Concurso de Design de Celebridades de 1999 do London Design Museum incluíram um Mini, cortesia do músico David Bowie.

- O Mini conheceu um tremendo êxito no desporto automóvel. Entre as suas conquistas contam-se 5 Campeonatos Britânicos de Automóveis Berlina, 2 Campeonatos Europeus de Automóveis de Turismo, 3 Campeonatos Britânicos de Ralis e 2 Campeonatos Europeus de Ralis.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Mini Electric Pacesetter o safety car da Fórmula E conduzido pelo português Bruno Correia

Mini Clubman John Cooper Works leva-nos a descobrir a ilha de Maiorca

Já reparou que os Mini estão mais coloridos? Olhe para o tejadilho

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS