Novidades

Kia Sorento elimina ângulos mortos com ecrã vídeo no painel de instrumentos

Tecnologia BVM chega pela primeira vez a um modelo europeu da marca sul-coreana
Texto

A Kia revelou em detalhe a tecnologia de que o novo Sorento vai dispor para eliminar os ângulos mortos na condução do SUV. O ‘Blind-Spot View Monitor (BVM)’ – ‘monitor de visão dos ângulos mortos’ – mostra ao condutor se pode mudar de faixa em segurança através de ecrãs vídeo no painel de instrumentos.

O Sorento será o primeiro modelo da Kia na Europa a dispor como opção do BVM integrando o painel de instrumentos digital ‘Supervision’ de 12,3’’. Ligado aos indicadores de mudança de direção, esta tecnologia permite ver no painel os ângulos mortos quer do lado direito quer do esquerdo durante a condução estando também ativa nas manobras de estacionamento.

Quando o condutor pretende mudar de faixa fazendo essa indicação com o ‘pisca’, a imagem vídeo de alta resolução toma por momentos o lugar do velocímetro ou do conta-rotações (ou do indicador híbrido nos modelos com esta motorização) no painel de instrumentos TFT-LCD, conforme se quiser mudar para a esquerda ou para a direita mantendo a exibição da velocidade.

As imagens vídeo são obtidas via duas discretas câmaras de alta resolução colocadas cada uma nos retrovisores exteriores, cuja amplitude ultrapassa a limitação da visão conseguida pelos espelhos e eliminando, assim, os ângulos mortos mostrando ao condutor todo o raio de ação do veículo.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal