Ofensiva 100% elétrica Toyota arranca com volante de avião e carregamento solar

  • Redação Autoportal
  • 19 abr, 14:39

Concept bZ4X é um SUV de tamanho médio com tração integral

A Toyota revelou no Salão de Xangai o concept bZ4X que marca o arranque da ofensiva 100% elétrica da marca japonesa com concretização agendada para 2022. O Toyota bZ4X Concept é um SUV elétrico de tamanho médio com tração às quatro rodas que tem um volante do tipo manche de avião dispondo de carregamento solar.

Este arranque elétrico traz no nome o ‘bZ’ acrónimo de ‘beyond zero’ (‘para lá de zero’ emissões) significando não só o objetivo da neutralidade carbónica, mas também os benefícios para o ambiente almejados num perfil reforçado por um sistema de carregamento solar a bordo que aumenta a distância que pode ser percorrida.

PUB

Desenvolvido em parceria com a Subaru no sistema de tração integral fornecido por motores elétricos nos dois eixos, o bZ4X foi concebido sobre a nova plataforma modular e-TNGA da Toyota, com uma distância longa entre eixos para oferecer o espaço de um “grande modelo de segmento D”.

Com um design musculado e uma frente que dispensa grelha para alojar sensores, luzes e elementos aerodinâmicos, este SUV de posição de condução alta guarda no seu interior grande parte das maiores inovações concebendo a zona dianteira do habitáculo em torno de um “módulo de condução” que proporciona ao condutor uma “ligação direta com a estrada” ao mesmo tempo que lhe fornece as informações importantes.

PUB

O painel de instrumentos baixo aumenta a visibilidade panorâmica enfatizando a sensação de espaço, enquanto os controlos são agrupados em torno da consola central num sentido de fácil leitura e operação. Para que o movimento dos olhos requerido para aceder às informações seja o mínimo possível, o visor digital do painel de instrumentos está posicionado acima do volante – e, neste último, as inovações merece também especial destaque.

PUB

O Toyota bZ4X Concept estará disponível com uma combinação de um volante do tipo manche de avião e de um sistema de direção por cabo (‘steer-by-wire’) melhorando o controlo do veículo com uma resposta mais precisa de acordo com a velocidade e o ângulo da direção ao diminuir a interferência de superfícies ásperas da estrada e da travagem.

As versões de produção deste concept têm chegada ao mercado prevista para “meados de 2022” num calendário que aponta para o lançamento em 2025 pela marca japonesa de 15 veículos 100% elétricos incluindo sete modelos com o selo Toyota bZ.

PUB
Continuar a ler

RELACIONADOS

Toyota revela à Europa o novo GR 86

Toyota reforça gama do novo Yaris Cross com mais duas versões

Aygo X prologue: a nova visão Toyota para o segmento A

Toyota lança versão especial Black Edition do RAV4 híbrido e já sabemos o preço

COMPUTADOR DE BORDO

Desconfinamento: 10 Dicas para o seu carro

Saiba como deve circular em rotundas de forma correta

Fique a saber como são as novas cartas de condução

VEJA MAIS

MAIS LIDAS