Novo Opel Grandland já cá está: depois da condução revela-se os preços

SUV do segmento C da marca alemã introduz as motorizações eletrificadas

O novo Opel Grandland chega ao mercado português. Como os seus parentes mais próximos no universo da marca, a nova geração do C-SUV perde o X e recebe uma evolução tecnológica que é uma das suas bandeiras. Outra é a eletrificação do modelo com um plug-in de tração integral e 300 cv no topo da gama.

A dar forma ao novo Grandland está um novo design do qual não pode ser dissociada a tecnologia já destacada com um dos seus expoentes no Opel Vizor: a nova imagem Opel (estreada no Mokka e já estendida ao Astra) com a nova assinatura dianteira (e frente do centro nevrálgico tecnológico), os faróis LED em toda a gama e a tecnologia iIntelliLux LED (com 84 pixels por farol) no topo do equipamento.

PUB

Introduzindo a opção por pintura a duas cores com o tejadilho a negro, o nome do modelo também já centra atenções sob o logótipo da Opel na traseira. A capacidade de carga do SUV vai até aos 1.652 litros com o rebatimento dos bancos traseiros que inclui a separação 60/40.

O novo Grandland não deixa a identidade interior sóbria característica da Opel ao mesmo tempo que adota a sua nova modernidade assumida a partir do Mokka – a conjugação entre o volante no estilo clássico da marca e o tabliê destinado ao condutor no novo conceito Opel Pure Panel é disso bom exemplo, como a conjugação dos materiais mais estilizados com a ainda predominância dos botões.

PUB

O Opel Grandland que experimentámos numa viagem de ida e volta entre Lisboa e a região de Óbidos foi a versão Diesel com o nível de equipamento Elegance e pudemos beneficiar já da dimensão maior dos ecrãs do Pure Panel – até 12’’ no de instrumentos e até 10’’ no digital do infoentretenimento – e beneficiar bem, por exemplo, dos assistentes de saída de faixa e de sinalização.

PUB

Sem contingências de níveis de equipamento, o Grandland oferece evoluções tecnológicas de monta como o sistema Night Vision [ver vídeo associado] com uma câmara de infravermelhos no Opel Vvizor para deteção noturna antecipada de pessoas e animais até 100 metros com visualização no painel de instrumentos.

O Highway Integration Assist é um controlo de velocidade adaptativo que mantém o SUV na sua faixa e a uma velocidade adaptada em relação ao veículo da frente – com o Stop & Go, retoma automaticamente a marcha após uma paragem.

A diversidade de equipamento disponível passa também por uma câmara 360º incluindo visão por cima, o alerta de colisão dianteira com travagem automática, ou o sistema de

PUB

infoentretenimento combinando os serviços OpelConnect e os sistemas Multimedia Navi Pro topo de gama com atualizações online e suportando plataforma Apple CarPlay e Android Auto, ou o oferecendo carregamento por indução.

A eletrifcação do Opel Grandland apresenta-se em duas versões com um híbrido plug-in de tração dianteira e 225 cv de potência e o Hybrud4 de tração integral. As versões a gasolina e Diesel têm o mesmo nível de potência de 130 cv para os respetivos blocos de 1.2 e 1,5 litros.

O Opel Grandland Hybrid4 oferece uma potência conjunta de 300 cv (221 kW) e um binário de 520 Nm (faz 6.1s nos 0-100 km/h). estando equipado com um motor a gasolina de 1.6 litros de 4 cilindros com turbocompressor com 200 cv (147 kW) de potência e dois motores elétricos – um por eixo, com um dianteiro de 81 kW (110 cv) e um traseiro de 83 kW (113 cv).

PUB

O motor elétrico dianteiro está acoplado a uma caixa automática eletrificada de oito velocidades. O segundo motor elétrico está integrado no eixo traseiro eletrificado, com um diferencial, o que permite obter tração às quatro rodas.

PUB

O Hybrid4 tem uma bateria de iões de lítio com capacidade de 13,2 kWh permitindo uma autonomia até 65 km e uma velocidade máxima até aos 135 km/h em modo elétrico. Num posto de carregamento com potência de 7.4 kW, a bateria carrega em duas horas Os valores de consumo de combustível em ciclo misto (WLTP) são de 1,7-1,2 l/100 km e as emissões de 39-28 g/km de CO2.

A versão Grandland Hybrid assenta no mesmo sistema apenas com o motor elétrico dianteiro de 81 kW (110 cv) conferindo tração às rodas da frente com um total de potência do sistema de 225 cv de potência e um binário de 360 Nm.

A opção Diesel conta com o motor 1.5 Turbo D de 130 cv e binário 300 Nm estando disponível exclusivamente com caixa automática de 8 velocidades. O 1.2 Turbo com injeção direta de gasolina também com 130 cv de potência e um binário máximo de 230 Nm pode sder associado à caixa manual de 6 velocidades ou à automática de 8 velocidades.A caixa automática de 8 velocidades foi um dos argumentos do Opel Grandland 1.5 Turbo D Elegance de que desfrutámos em grande pela sua competência na gestão dos andamentos impostos e pela sua inteligência na resposta à pressão no acelerador conjugando bem a potência disponível e requerida no momento com o momento certo para aliviar o esforço e poupar.

PUB
PUB

Esta versão dispõe de três programas – Eco, Normal e Desporto – para gerir uma condução fácil por natureza no Grandland onde encaixamos bem no conforto dos bancos ergonómicos de rápida regulação ao ponto ideal e que poderão, em opção, dispor quer de aquecimento quer de ventilação.

O novo Opel Grandland tem quatro níveis de equipamento: Business, GS Line, Elegance e Ultimate. As encomendas já estão abertas e os primeiros veículos chegarão aos clientes em março.

Gama e preços do Opel Grandland:

Opel Grandland 1.2 Turbo Business (130 cv), 32.395 €

Opel Grandland 1,2 Turbo AT8 Business (130 cv), 34.395 €

Opel Grandland 1.5 Turbo D AT8 Business (130 cv), 37.395 €

Opel Grandland Hybrid Business (PHEV) (225 cv), 46.485 €

Opel Grandland 1.2 Turbo GS Line (130 cv), 34.395 €

Opel Grandland 1.2 Turbo AT8 GS Line (130 cv), 36.395 €

Opel Grandland 1.5 Turbo D AT8 GS Line (130 cv), 38.395 €

Opel Grandland Hybrid GS Line (PHEV) (225 cv), 47.035 €

Opel Grandland 1.2 Turbo Elegance (130 cv), 35.895 €

Opel Grandland 1.2 Turbo AT8 Elegance (130 cv), 37.895 €

PUB

Opel Grandland 1.5 Turbo D AT8 Elegance (130 cv), 39.895 €

Opel Grandland Hybrid Elegance (PHEV) (225 cv), 48.385 €

Opel Grandland 1.2 Turbo Ultimate (130 cv), 36.895 €

Opel Grandland 1.2 Turbo AT8 Ultimate (130 cv), 38.895 €

Opel Grandland 1.5 Turbo D AT8 Ultimate (130 cv), 40.895 €

Opel Grandland Hybrid Ultimate (PHEV) (225), 52.465 €

Opel Grandland Hybrid4 Ultimate (PHEV) (300 cv), 57.468 €

Continuar a ler

RELACIONADOS

Toyota Yaris Cross já cá está: do primeiro contacto em estrada aos preços

BMW 620d GT: Ensaio em estrada a um viajante nato

Mercedes Classe S 400 d 4Matic: teste a um tratado de luxo com fibra

Novo Nissan Qashqai chegou ao mercado nacional e já o estreámos

Teste em estrada ao novo Renault Arkana E-Tech Hybrid

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS