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Novo Opel Astra aposta na aerodinâmica

Renovado Astra vai ser apresentado no Salão de Frankfurt
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Opel Astra
Opel Astra

O renovado Opel Astra, com estreia está agendada para o Salão Internacional do Automóvel de Frankfurt, já no próximo mês de em setembro é um dos automóveis mais aerodinâmicos produzidos pela marca alemã.

Com um coeficiente de resistência ao ar de 0.26, tanto no Astra de cinco portas como na ‘station wagon’ Astra Sports Tourer, o modelo compacto da Opel assume-se como um dos automóveis mais aerodinâmicos neste segmento de mercado.

A resistência ao ar tem grande influência no consumo de combustível. Assim, a eficiência aerodinâmica joga um papel determinante na redução de emissões de CO2.

A equipa de desenvolvimento do Astra utilizou o túnel de vento da Universidade de Estugarda, que é operado pelo Instituto de Investigação de Engenharia Automóvel e Motores de Veículos, para centrar todos os esforços na otimização do já de si excelente desempenho aerodinâmico do modelo

Em deslocação, cerca de 40 a 50 por cento do total de resistência ao ar de um automóvel surge sob a carroçaria e em torno das rodas e dos guarda-lamas. Os engenheiros dedicaram especial atenção a estas áreas, ao mesmo tempo que conceberam uma cortina integral ativa para colocar atrás das grelhas dianteiras. Esta cortina consegue vedar automaticamente a entrada de ar no compartimento do motor, tanto na grelha superior como na inferior, de forma independente.

Além do desempenho aerodinâmico, a cortina integral traz benefícios do ponto de vista de controlo térmico, permitindo atrasar o arrefecimento do motor depois de este ser desligado, ou acelerar o aquecimento após um arranque a frio - algo que é importante no inverno, com reflexos positivos no consumo de combustível, no controlo das emissões e na capacidade de aquecimento do habitáculo.

A diminuição de 10 por cento na resistência ao ar traduz-se diretamente numa redução de cerca de dois por cento nos valores de consumo, ou até cinco por cento quando o automóvel circula a 130 km/h.

Registe-se que a diminuição da resistência resultante do efeito da cortina da grelha, por si só, baixa as emissões de CO2 do novo Astra em 2 g/km.

Com estes resultados o novo Astra iguala o Calibra, ‘rei da aerodinâmica’ durante mais de trinta anos. Detentor de um coeficiente de resistência ao ar de 0.26 Cd, as suas formas esguias não escondem o desempenho superior na relação com o vento.

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