Novidades

Investigação portuguesa permite instalação dos primeiros semáforos do mundo para pessoas daltónicas

Projeto da Câmara Municipal de Lisboa e da EMEL colocam a cidade no topo da inovação com a introdução de sistema semafórico adaptados a daltónicos.
Texto
Semáforo para daltónicos em Lisboa
Semáforo para daltónicos em Lisboa

O projeto dos semáforos adaptados a pessoas daltónicas que a Câmara Municipal de Lisboa, em conjunto com a EMEL, apresentou e que irá dotar a cidade de quatro elementos com estas características, tem tecnologia portuguesa.

O investigador Miguel Neiva, professora da Universidade do Minho, está na vanguarda do desenvolvimento desta tecnologia em associação com a ColorADD e a ETRA, no que preconiza a criação de um código composto por símbolos que, por associações geométricas, permitem às pessoas daltónicas distinguirem as cores.

A cor vermelha aparece associada um triângulo e a verde surge com uma diagonal por cima de um triângulo.

Lisboa torna-se a primeira cidade do mundo a testar estes semáforos de caráter social e inclusivo, mas espera-se que sejam introduzidos em breve mais localidades a nível nacional e internacional.

Estes equipamentos verticais destinados a pessoas com perturbação da perceção cromática visual irão ser implementados no cruzamento da Avenida da República com a Avenida Duque de Ávila, e em mais três pontos na mesma zona.

Veja aqui o vídeo com uma entrevista onde Miguel Neiva explica o sistema ColorADD

O Sistema ColorADD já está implementado em Portugal, como reportado recentemente pela TVI24, através da Bluepharma com a presença de embalagens de medicamentos para daltónicos.

Um futuro mais inclusivo!

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias
BYD Seal vence prémios “Carro do Ano 2024” e “Elétrico do Ano”