Novidades

Já há Inteligência Artificial a apanhar condutores a usar o telemóvel ao volante

Sietema tem por base câmaras de deteção de alta definição
Texto
Telemóvel
Telemóvel

No estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, entrou em ação neste domingo, dia 1 de dezembro, um sistema de videovigilância que recorre a Inteligência Artificial (IA) para apanhar os automobilistas que estejam a usar o telemóvel enquanto conduzem.

Um comunicado dos Transportes de Nova Gales do Sul frisa que “a tecnologia de segurança inédita terá como alvo o uso ilegal ao volante de telefones móveis pelos condutores, por via [da utilização] de câmaras fixas e móveis”.

O «CTV News» destaca que estas “câmaras de deteção de alta definição” utilizarão AI para rever as imagens e detetar os usos ilegais do telemóvel ao volante. As imagens dos potenciais infratores serão depois verificadas por funcionários de carne e osso. Os infratores apanhados receberão um primeiro aviso por carta, ao qual se seguirão a multa e a perda de pontos ca carta de condução.

Em Nova Gales do Sul, o uso do telemóvel ao volante é legal com a utilização em modo ‘mãos livres’ e os responsáveis do governo local avisam que quem use o telefone como não deve quando conduz “terá mais hipóteses de ser apanhado, em qualquer lado, a qualquer momento”.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal