Já há Inteligência Artificial a apanhar condutores a usar o telemóvel ao volante

  • Redação Autoportal
Telemóvel
Telemóvel
Sietema tem por base câmaras de deteção de alta definição

No estado de Nova Gales do Sul, na Austrália, entrou em ação neste domingo, dia 1 de dezembro, um sistema de videovigilância que recorre a Inteligência Artificial (IA) para apanhar os automobilistas que estejam a usar o telemóvel enquanto conduzem.

Um comunicado dos Transportes de Nova Gales do Sul frisa que “a tecnologia de segurança inédita terá como alvo o uso ilegal ao volante de telefones móveis pelos condutores, por via [da utilização] de câmaras fixas e móveis”.

O «CTV News» destaca que estas “câmaras de deteção de alta definição” utilizarão AI para rever as imagens e detetar os usos ilegais do telemóvel ao volante. As imagens dos potenciais infratores serão depois verificadas por funcionários de carne e osso. Os infratores apanhados receberão um primeiro aviso por carta, ao qual se seguirão a multa e a perda de pontos ca carta de condução.

Em Nova Gales do Sul, o uso do telemóvel ao volante é legal com a utilização em modo ‘mãos livres’ e os responsáveis do governo local avisam que quem use o telefone como não deve quando conduz “terá mais hipóteses de ser apanhado, em qualquer lado, a qualquer momento”.

  • TEMAS:
  • Telemovel

  • Inteligencia artificial

  • Camaras

Veja mais