Toyota e Hino desenvolvem camião zero emissões a pilha de combustível

  • Redação Autoportal
  • 24 mar 2020, 15:55
Manuel Luís Goucha e Vasco Palmeirim

Veículo pesado aponta a uma autonomia de 600 km

A Toyota Motor Corporation e a Hino Motors, Ltd. estão a desenvolver um novo camião elétrico a pilha de combustível (FCEV - Fuel Cell Electric Vehicle) apontando a uma autonomia zero emissões prevista de aproximadamente 600 km.

O camião que serve de base a este projeto de desenvolvimento conjunto (e que será submetido a testes de verificação no Japão), é o Hino Profia. O chassis foi especialmente projetado para um veículo a pilha de combustível com medidas que visam uma redução de peso para garantir o máximo de capacidade de carga.

O novo camião está equipado com duas pilhas de combustível Toyota que foram recentemente desenvolvidas para a segunda geração do Toyota Mirai e inclui tecnologias desenvolvidas pela Hino para veículos pesados eletrificados com a tecnologia híbrida.

Como os veículos pesados são normalmente usados para transporte rodoviário precisando de autonomia e capacidade de carga significativas, bem como de um reabastecimento rápido, a Toyota destaca que os veículos a pilha de combustível a hidrogénio são considerados os mais eficazes, pois possuem uma maior densidade energética.

RELACIONADOS

Toyota Mirai já percorreu cinco milhões de quilómetros na Alemanha

Toyota vai apresentar novo SUV com tração integral “inteligente”

IVECO apresenta o seu primeiro camião elétrico

COMPUTADOR DE BORDO

Fique a saber como são as novas cartas de condução

Descontos nas portagens das ex-Scut de Algarve e Interior vão até aos 55%

Largue o telemóvel: conheça as alterações ao Código da Estrada

VEJA MAIS

MAIS LIDAS