Scania aposta na eletrificação com tecnologia ABB em nova fábrica

  • Redação Autoportal
  • 21 mar, 11:00

Robôs para produção automatizada são forte investimento da fabricante de veículos pesados

O mundo da eletrificação continua a crescer diariamente e agora, começa também a chegar aos veículos pesados. Uma das marcas que se encontra a investir consideravelmente neste mundo é a Scania, que tem em construção uma nova fábrica com uma grande componente de produção automatizada e em que os robôs usados estão a ser fornecidos pela ABB.

A nova fábrica da Scania destinada à produção de baterias tem uma área em torno dos 18 mil metros quadrados e está localizada na zona de Södertälje, na Suécia, mesmo ao lado da unidade de produção da marca já existente.

PUB

O investimento global da Scania para os próximos anos ascende a um bilião de coroas suecas, um valor muito próximo dos 100 milhões de euros, sendo que uma grande parte deste valor está destinado à aquisição de material de produção automatizada. Segundo as previsões atuais, espera-se que a fábrica de Södertälje esteja totalmente operacional em 2023.

Esta nova fábrica será bastante automatizada em quase todas as fases, desde a receção das mercadorias até à entrega, passando por toda a produção. Os módulos de bateria serão construídos usado células fornecidas pela Northvolt e posteriormente entregues na zona de produção dos veículos. Na produção, serão usados os modelos IRB 390, IRB 4600 e IRB 6700, além de diversas outras soluções destinadas a agilizar todo o processo.

PUB

A Scania e a ABB já colaboram há mais de 40 anos na construção de infraestruturas específicas para veículos elétricos. Um dos últimos projetos, teve como objetivo a criação de soluções de carregamento para veículos pesados, também alimentados por baterias da Northvolt.

PUB

A fábrica da Northvolt é considerada a maior da Europa na construção de baterias de iões de lítio e também foi desenvolvida em parceria com a ABB.

Joerg Reger, o diretor executivo da linha de negócio automóvel da ABB Robotics, comenta: “Estamos muito satisfeitos por trabalhar com um dos nossos clientes mais antigos, com o objetivo de ajudá-lo a alcançar os seus planos de eletrificação. A indústria automóvel tem estado sempre na vanguarda da automatização. Mas, com a mudança para esta nova fase de eletrificação, enfrenta grandes mudanças nos processos de fabrico estabelecidos. Com a nossa experiência iremos conceber e ajudar a implementar a flexibilidade de fabrico que é vital para os líderes de mercado, como a Scania, na concretização desta mudança."

PUB

Tony Persson, o chefe da montagem de baterias da Scania, refere: “A fábrica foi concebida de acordo com os esforços da Scania para estar na vanguarda da digitalização industrial, automatização e utilização de tecnologia robótica avançada para racionalizar os processos de produção com maior flexibilidade. E é neste ponto que as soluções da ABB melhor se encaixam. Para a Scania, a fábrica é também um investimento que irá reforçar ainda mais a posição da Suécia como centro de tecnologia de ponta na eletrificação de veículos pesados, o que é crucial na transição para uma era de transporte sustentável."

Continuar a ler

RELACIONADOS

Iveco e Gruber Logistics com nova solução para cargas excecionais

Cruz Vermelha Italiana estreia autocarro de elevada contenção biológica

Autocarros CaetanoBus zero emissões passam a ter também a marca Toyota

Autocarros Iveco Crossway CNG põem transportadora Flixbus a rodar a biogás

Rodoviária de Lisboa aposta em autocarro elétrico

COMPUTADOR DE BORDO

Tem a certeza de que faz o transporte de crianças como deve ser?

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

VEJA MAIS

MAIS LIDAS