Novidades

Emissões de CO2 registaram queda em 2020

Dados oficias recentes indicam uma descida acentuada nos automóveis ligeiros. Já nos comerciais os números são menos animadores
Texto
Emissões de CO2 registam queda em 2020
Emissões de CO2 registam queda em 2020

Boas notícias para o ambiente. Os dados mais recentes da Agência Europeia do Ambiente indicam que, em 2020, houve uma redução significativa nas emissões de CO2 produzidas por novos automóveis. Em concreto uma queda de 12% para 107,8 g/km.

De acordo com a Transport & Environment (T&E), uma organização sem fins lucrativos dedicada à mobilidade sustentável, que desde há 30 anos tem trabalhado de perto com a União Europeia, esta queda vem comprovar que o estabelecimento de metas ambiciosas, no que concerne às emissões de CO2, estimula os fabricantes de automóveis a fazerem mais pela redução do impacto da sua indústria no ambiente.

Contudo, assegura a T&E, é necessário criar regras ainda mais apertadas de 2025 em diante, para que a partir de 2035, todos os novos automóveis produzam zero emissões.

As emissões de novos carros estavam a aumentar até dois anos atrás, mas a queda acentuada no ano passado mostra que os construtores estão a responder aos padrões de CO2 estabelecidos”, refere Lucien Mathieu, analista responsável do setor de veículos terrestres e mobilidade elétrica. “Alguns fabricantes de automóveis já disseram quando serão totalmente elétricos, mas padrões mais rígidos de CO2, capazes de conduzir a emissões zero, são necessários para garantir que toda a indústria abandone os motores a combustível fóssil até 2035”, acrescenta.

Com a União Europeia a propor novas metas para automóveis ligeiros e comerciais, ao que tudo indica, já no próximo dia 14 de Julho, é necessário ser ainda mais ambicioso, sublinha a T&E, com a imposição de maiores restrições a partir de 2027. Também porque a queda nas emissões de veículos comerciais, em concreto, foi de apenas 1,5% para 157,7 g/km, com a venda de versões elétricas a não ultrapassar os 2,3% face ao total de unidades comercializadas em 2020.

Dados que mostram que há ainda um longo caminho a percorrer para a total descarbonização do setor automóvel.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
8 dicas para andares em segurança na estrada esta Páscoa
O novo Hyundai Kauai EV: De olhos postos no futuro
A primavera chegou. 7 dicas para navegar a época das alergias