Novidades

Sustentabilidade: relatório da Skoda demonstra aposta na proteção ambiental

Construtor deu a conhecer as iniciativas de proteção ambiental e responsabilidade social mais recentes e os objetivos para o futuro
Texto
Skoda Enyaq iV
Skoda Enyaq iV

A Skoda divulgou o seu relatório de sustentabilidade referente ao biénio 2019/20, no qual dá conta dos progressos realizados e dos objetivos a curto e médio prazo ao nível da proteção ambiental e da política de responsabilidade social.

Uma das metas mais relevantes para o construtor com sede na República Checa passa por eliminar as emissões de C02 no processo de produção de automóveis e componentes nas suas fábricas localizadas neste país.

A estratégia designada como “Green Future” visa diminuir a pegada de carbono resultante da atividade da empresa, assente em três pilares base: “fábrica verde”; “produto verde”; “retalho verde”.

Em concreto, a Skoda passou a reciclar ou a processar termicamente todo o desperdício gerado na produção de veículos e componentes desde o início de 2020, ao mesmo tempo que passou a adotar medidas para que a produção nas suas fábricas checas seja neutra em C02, como a substituição do gás natural pelo metano isento de dióxido de carbono, a título de exemplo.

Ao nível da responsabilidade social, destacam-se as iniciativas em quatro áreas-chave: segurança rodoviária; educação de carácter técnico; mobilidade sem barreiras e o cuidado para com crianças desfavorecidas.

No âmbito do combate à pandemia de COVID-19, foram disponibilizados mais de 200 automóveis e 150 scooters elétricas em plataformas de car/bike sharing existentes na República Checa, destinadas a profissionais de saúde e de organizações de apoio.

Adicionalmente, o construtor doou 100 unidades do seu modelo Octavia a diversas instituições, esteve envolvido no apoio à produção de máscaras e prestou ajuda financeira e suportou a aquisição de computadores com ligação à internet destinados a crianças de famílias carenciadas, para que pudessem acompanhar o ensino à distância.

Por último, realce para a iniciativa “Uma árvore por cada automóvel”, em curso desde 2007, que visa a plantação de uma árvore por cada automóvel vendido pela Skoda no seu país de origem. No final de 2020, a área coberta por árvores plantadas ao abrigo desta medida era de 210 hectares.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
Vê como fica o preço dos combustíveis na próxima semana
Já é possível carregar o passe Andante e bilhetes ocasionais no Porto com telemóvel
Vais poder andar de táxi aéreo em breve. Primeiro eVTOL já foi entregue a cliente