Sustentabilidade: relatório da Skoda demonstra aposta na proteção ambiental

  • Redação Autoportal
  • 20 jul, 19:35
Skoda Enyaq iV
Skoda Enyaq iV

Construtor deu a conhecer as iniciativas de proteção ambiental e responsabilidade social mais recentes e os objetivos para o futuro

A Skoda divulgou o seu relatório de sustentabilidade referente ao biénio 2019/20, no qual dá conta dos progressos realizados e dos objetivos a curto e médio prazo ao nível da proteção ambiental e da política de responsabilidade social.

Uma das metas mais relevantes para o construtor com sede na República Checa passa por eliminar as emissões de C02 no processo de produção de automóveis e componentes nas suas fábricas localizadas neste país.

PUB

A estratégia designada como “Green Future” visa diminuir a pegada de carbono resultante da atividade da empresa, assente em três pilares base: “fábrica verde”; “produto verde”; “retalho verde”.

Em concreto, a Skoda passou a reciclar ou a processar termicamente todo o desperdício gerado na produção de veículos e componentes desde o início de 2020, ao mesmo tempo que passou a adotar medidas para que a produção nas suas fábricas checas seja neutra em C02, como a substituição do gás natural pelo metano isento de dióxido de carbono, a título de exemplo.

Ao nível da responsabilidade social, destacam-se as iniciativas em quatro áreas-chave: segurança rodoviária; educação de carácter técnico; mobilidade sem barreiras e o cuidado para com crianças desfavorecidas.

PUB

No âmbito do combate à pandemia de COVID-19, foram disponibilizados mais de 200 automóveis e 150 scooters elétricas em plataformas de car/bike sharing existentes na República Checa, destinadas a profissionais de saúde e de organizações de apoio.

Adicionalmente, o construtor doou 100 unidades do seu modelo Octavia a diversas instituições, esteve envolvido no apoio à produção de máscaras e prestou ajuda financeira e suportou a aquisição de computadores com ligação à internet destinados a crianças de famílias carenciadas, para que pudessem acompanhar o ensino à distância.

PUB

Por último, realce para a iniciativa “Uma árvore por cada automóvel”, em curso desde 2007, que visa a plantação de uma árvore por cada automóvel vendido pela Skoda no seu país de origem. No final de 2020, a área coberta por árvores plantadas ao abrigo desta medida era de 210 hectares.

Continuar a ler

RELACIONADOS

Dos 35 mil euros aos 537 km de autonomia: chegou o Skoda Enyaq iV

Skoda já tem um carro elétrico para os ralis: é o RE-X1 Kreisel

Vídeo: Skoda Enyaq iV com 5 estrelas de segurança

A Skoda está a testar um novo equipamento com funcionalidades de visão futurista

COMPUTADOR DE BORDO

Detetores de radar de velocidade à venda na internet. Legais ou ilegais?

Governo alega “questões técnicas”: veículos elétricos sem direito a descontos nas SCUT

Atenção às datas de revalidação de carta de condução. Faça tudo online e poupe 10%

VEJA MAIS

MAIS LIDAS