Novidades

Volkswagen Caddy já chegou ao mercado nacional: saiba os preços

Nova geração do modelo comercial da marca germânica ganhou um design mais atraente e muita tecnologia
Texto

A Volkswagen anunciou a chegada ao mercado nacional da quinta geração do Caddy, que se apresenta mais prático e versátil, eficiente e dotado de condução autónoma de nível dois.

A quinta geração deste modelo da marca germânica foi completamente redesenhado e tem por base, pela primeira vez, a Plataforma Modular Transversal (MQB), o que permite incorporar as novas tecnologias que aumentam a segurança e o conforto e facilitam a condução.

Em Portugal o Caddy Cargo é proposto com dois tipos de carroçarias (Cargo e Cargo Maxi), com 2 ou 3 lugares, com um motor 2.0 TDI com três níveis de potência: 75, 102 e 122 cv , acoplado a uma caixa manual de 6 relações ou transmissão DSG de 7 velocidades, e três linhas de equipamento: Cargo, Cargo Business e Kingcab Business.

Por sua vez, o Caddy MPV (passageiros) é proposto igualmente em duas carroçarias (Normal e Maxi), com 5 ou 7 lugares, com o mesmo bloco a diesel 2.0 TDI, enquanto o motor a gasolina é o 1.5 com 114 cv de potência, com caixa manual de 6 velocidades ou transmissão DSG de 7 relações, e três linhas de equipamento: Caddy, Life e Style.

No interior a quinta geração deste polivalente modelo apresenta novas soluções e uma oferta de espaço maior. A versão longa – o Caddy Maxi –, por exemplo, oferece espaço suficiente para transportar até duas europaletes, que podem, opcionalmente, ser carregadas centralmente em sentido transversal/traseiro, ou em sentido transversal/traseiro longitudinal.

O Caddy Cargo oferece 3,1 m3 de espaço de carga (norma SAE V6), sendo de 3,7 m3 na versão longa. Por sua vez, a largura máxima é de 1.230 mm e a largura das portas deslizantes passou a ser de 840 mm (anteriormente 701 mm). Já o comprimento máximo do espaço de carga é de 1.797 mm ou de 2.150 mm (Cargo Maxi).

Por seu lado as versões MPV são oferecidas de série com cinco bancos e, opcionalmente, como no modelo anterior, pode ser contemplada uma terceira fila de bancos, transformando rapidamente o Caddy num veículo de sete lugares.

Uma nova característica é que os bancos da terceira fila podem ser removidos individualmente, oferecendo, assim, uma máxima flexibilidade.

Esta versão familiar oferece espaço de bagagem até 2.556 litros, e, com cinco pessoas a bordo, a volumetria continua com uns impressionantes 1.213 litros, carregado até a altura das costas dos bancos.

O comprimento do espaço de carga do Combi e do MPV é 1.913 mm até a primeira fila de bancos, e a largura máxima é de 1.185 mm.

Ainda no interior, destaque para o Digital Cockpit que conta com um ecrã de 25,4 cm, onde o condutor pode escolher entre três modos de visualização possíveis.

Já os sistemas de rádio e infoentretenimento contam com ecrãs de 6,5 polegadas (16,51 cm), 8,25 polegadas (20,96 cm) e 10 polegadas.

Outras novidades no Caddy são as superfícies digitais táteis para as funções de luz, visão, áudio e menu multifunções. O comando rotativo giratório para as luzes desaparece, sendo substituído pelo painel tátil “Light & Sight”, situado à esquerda do volante.

Desta forma, o condutor pode aceder rapidamente e de forma mais fácil aos itens do menu do sistema de controlo central, através dos botões de acesso direto. Além disso, as luzes interiores em LED, os bancos ergonómicos e uma fonte de alimentação para dispositivos externos de 230 V aumentam o conforto a bordo do Caddy.

Novidades são também as saídas de ar no tejadilho, para uma melhor climatização e ventilação rápida e independente na parte traseira do habitáculo.

Em matéria de sistemas de assistência à condução, a nova geração do Caddy conta com cinco novidades entre os 19 sistemas assistência ao condutor.

Os novos sistemas incluem o ‘Travel Assist’, que facilita a condução com assistência numa faixa mais alargada de velocidades de circulação. Em combinação com o ‘Travel Assist’, o novo volante multifunções do Caddy está equipado com sensores capacitivos, que asseguram uma deteção precisa e suave de uma mão do condutor, evitando assim alarmes falsos.

Para além disso o novo Caddy também oferece a assistência para manobras com reboque em marcha atrás, o ‘Trailer Assist’, que permite simplificar o controlo e manobra de reboques e auxilia em estacionamentos transversais e em manobras de marcha-atrás em direção a rampas.

A Volkswagen que o novo Caddy chega ao mercado nacional com um preço que arranca nos 27.430 euros para a versão Cargo, enquanto a variante MPV começa nos 25.852 euros, valores sem IVA.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal