Novidades

Novo sistema de carga flexível da Mercedes-Benz

As várias possibilidades de carregamento podem ser agora utilizadas com um único carregador e que poderá transportar sempre no carro
Texto

O crescente número de veículos elétricos a circular nas nossas estradas está a fazer com que seja obrigatório dinamizar toda a rede e possibilidades de carregamento para que seja sempre possível carregar cada um deles.

Para dar uma ajuda neste ponto, a Mercedes-Benz desenvolveu um carregador que tem a capacidade de se adaptar a cada uma das situações de carregamento, independentemente da potência disponível ou mesmo da tomada, seja através de uma WallBox, de um posto de carregamento público ou de uma simples tomada doméstica.

Ao contrário do que acontecia até agora, em que era necessário ter mais do que um cabo no porta-bagagens para conseguir utilizar mais alternativas de carregamento, tudo isto passa a ser possível com apenas um carregador.

O novo sistema de carga flexível, como a Mercedes-Benz lhe chama, conta com uma tradicional tomada Type2 de um dos lados, que é o que conectamos ao automóvel, mas é um verdadeiro canivete suíço na extremidade oposta, com diversos tipos de ligação, compatíveis com a grande maioria das tomadas disponíveis. E tudo com encaixes simples, para que não se perca muito tempo com este procedimento.

Além disso, a potência máxima deste carregador é de 22 kW, ajustando-se automaticamente a qualquer outro tipo de potência, para que o carregamento seja o mais correto possível. Mas a potência de carregamento também pode ser regulada manualmente, se o utilizador assim o desejar.

O lado prático deste carregador continua com o facto de ser resistente à água segundo a norma IP67 e estão incluídos diversos sensores de temperatura, com o objetivo de detetar qualquer tipo de sobreaquecimento, mas o novo carregador da Mercedes-Benz foi concebido para uma utilização entre os 30 graus negativos e os 50 positivos.

No estojo que acompanha este carregador, onde toda as peças podem ser arrumadas de uma forma simples e evitando a desarrumação de cabos que por vezes podemos originar com a pressa, está presente um cabo com cerca de cinco metros e tomadas de vários tipos, prevendo uma utilização em países como a Suíça ou o Reino Unido, onde não é usada a tradicional ficha Schuko.

Os acessórios disponíveis incluem um cabo de extensão com mais cinco metros, um suporte de parede e um fecho de segurança e todos os adaptadores também estão disponíveis em separado. O preço de venda na Alemanha roda os 1.225 euros.

Continuar a ler
Descobre o teu mundo.
Recebe a nossa newsletter semanal.
Home
A pensar nas férias? Este destino português tem prémio de sustentabilidade
5 formas de aproveitares as borras de café e dar-lhes uma nova vida
Bolt já fez mais de 600 mil quilómetros com animais a bordo em Portugal